Pedro II realiza a sua 6ª Conferência Municipal de Saúde

14 votos

conf_ms_pedro_ii.jpg

Com o tema, "Saúde pública de qualidade para cuidar bem da população de Pedro II", foi realizada no dia 29 de junho, a 6ª Conferência Municipal de Saúde do município, para discutir e propor  soluções para os problemas que envolvem a saúde, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população.

A conferência foi aberta para a população usuária, profissionais de saúde, gestores, movimentos sociais e conselhos de classe ligados à área de saúde e demais interessados no debate sobre a saúde do município.

Participaram da abertura dos trabalhos, a secretária municipal de saúde, Amanda Andrade, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo César Barros. Também participaram do evento outros secretários municipais e os vereadores Antonio Uchôa e Chico Zaca, representando o Legislativo Municipal de Pedro II.

A participação e o controle social foi um dos temas priorizados nos debates, um direito de cidadania previsto na Constituição Brasileira,  onde lemos em seu parágrafo único de seu Artigo 1º:

“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Os conferencistas convidados ministraram palestras com os temas, "Saúde pública de qualidade para cuidar bem da população", com a Professora da Uespi e Assessora Técnica do Cosens, Socorro Candeira; "Fortalecimento  da participação e do controle social", com José Teófilo Cavalcante, do Conselho Estadual de Saúde, e "Saúde pública de qualidade", com Otacílio Batista, Doutor em saúde pública e representante do Conselho Municipal de Saúde de Teresina.

No decorrer da tarde, houve a formação dos grupos de trabalho para  debaterem  os problemas de saúde do município e as plenárias, com apreciação e deliberação das propostas e a escolha dos delegados que vão representar o município na 8ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em Teresina no mês de setembro, rumo a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

O município fica localizado ao Norte do Piauí, é chamado de “ Suíça piauiense”, pelo seu clima serrano , e possui uma população de 37.496 habitantes.  Possui a única reserva de gemas nobres de opala no Brasil, que é a segunda maior do mundo. É administrada pela nutricionista Neuma Cafhé, uma grande defensora da humanização da saúde.

cms_pedro_ii.jpg

conf_ms_pedro_ii_4.jpg

conf_ms_pedro_ii_3.jpg

         opalas.png           

                                                             Opalas de Pedro II

cachoeira_de_pedro.jpg

                                                    Cachoeira de Salto Liso em Pedro II