10° Conferência Municipal de Saúde em Aracaju Sergipe, 09 e 10 de julho

12 votos

Por: Marcia Meirellys

Nos dias 09 e 10 de julho, Aracaju foi palco da 10° Conferência Municipal. O evento aconteceu no auditório da UNIT.

Quem recepcionou a todos foi a Roseane Patrício, Presidenta do Conselho de Saúde de Aracaju. Quem esteve presente em  todos os momentos, dando o maior apoio, foi o Eduardo Gomes, Vice- Presidente do Conselho Estadual de Saúde.

No primeiro dia,  no primeiro momento,a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju, começou fazendo uma proposta de realizar eleição do conselho municipal, no dia seguinte da conferência -o que não estava na programação do evento – o que causou tumulto e revolta ao longo de toda a programação. Shirlei, presidente do Conselho de enfermagem, saiu na defesa que a eleição acontecesse nos próximos 30 dias. Isso é uma longa história…

No dia seguinte, Roseane abriu o evento, com a ilustre presença do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Rogério Carvalho, representando o Ministro da Saúde Arthur Chioro, fez um belo discurso de abertura,  e o secretário de Saúde de Aracaju, José Sobral foi muito bem representado.

Vários segmentos foram homenageados a citar: Usuários do SUS, trabalhadores, gestores e autoridades políticas receberam homenagem especial, em agradecimento aos serviços prestados e relevantes em prol do SUS.

Dentre os homenageados o Senador Eduardo Amorim e o vereador,Vice- Presidente do Conselho Nacional de Saúde Eduardo Gomes, Vereador,Valdir Santos, Diana enfermeira da UBS Dona Sinhazinha e outros.

Vale lembrar que foi decidido na plenária  a em clima de discussões acaloradas,  a eleição aconteceu… As discussões e discordâncias ainda permanecem…

Outras decisões foram tomadas, segundo a Roseane, todos os Conselheiros Local de Saúde, irão tomar posse também aquele dia.

E por fim, aconteceu um  debate acalorado em defesa de um SUS que dá Certo no Brasil! Os palestrantes se destacaram pela riqueza de informações.

Veja trecho da apresentação, da fala de Rogério Carvalho: 

Do site Portal da Saúde:

"Durante sua palestra sobre financiamento do SUS, Rogério Carvalho defendeu mais recursos para a saúde e a ampliação da participação popular, e explicou os modelos de gestão. “Há diversos modelos gerenciais possíveis. As fundações, por exemplo, são um modelo gerencial criado para facilitar a gestão do sistema de saúde, para desburocratizar e agilizar a prestação de serviço e o atendimento. Mas o que precisamos fazer neste momento é aprofundar o debate sobre as responsabilidades sanitárias de cada entre federado: municípios, estados e União. É preciso fazer um grande acordo político sobre essas responsabilidades”.
O secretário registrou ainda a necessidade de recursos para o desenvolvimento científico do setor de saúde. “É preciso investir em tecnologia e inteligência para garantir a universalidade, integralidade e descentralização justa na oferta e a prestação serviços". aos usuários do SUS”.

A TV PSI continua na cobertura da 10° Conferência Municipal de Saúde de Aracaju-SE

 

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sgep/sgep-noticias/18586-aberta-a-10-conferencia-municipal-de-saude-de-aracajunmjytr_1.jpg20150709_150515_0.jpg20150709_150212_1.jpgimg_1491_0.jpgimg_1459_0.jpg20150709_153005.jpg