Número de casos de caxumba em 2015 no RJ já supera o de 2014

12 votos
A Secretaria Municipal de Saúde apura se uma estudante de 13 anos morreu depois de ter sido infectada por caxumba, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Como mostrou o RJTV, as autoridades estão em alerta: o número de casos da doença em todo o estado neste ano já supera o total de registros em 2014.
 
Uma circular enviada aos pais dos alunos de um colégio na Barra, onde foram registrados 19 casos de caxumba, informava que os alunos contaminados não estavam frequentando as aulas até receberem alta médica.
 
Na terça-feira (7), Juliana Guedes, de 13 anos, foi enterrada no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. A adolescente estava internada com meningite viral. A Secretaria Municipal de Saúde investiga se a morte foi causada por complicações da caxumba.
 
As estatísticas mostram que neste ano, até terça-feira, foram registrados 606 casos da doença no estado — o número é superior ao total do ano passado, quando houve 561 casos.
 
Sintomas da doença
A caxumba é uma infecção que se manifesta principalmente em crianças e adolescentes durante o inverno. A doença é causada por um vírus presente em secreções transmitidas pela saliva, por tosse ou por espirros e que ataca as glândulas salivares perto do ouvido e do maxilar, causando inchaço nessas regiões.
 
Entre os principais sintomas estão febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares e fraqueza. Nos casos mais graves pode causar surdez, meningite e até levar à morte.
 
Em todo o estado já há registros de 66 surtos da doença em Nova Igaçu, Niterói e no Rio. Na capital, os casos se concentram principalmente na Barra da Tijuca, na Zona Sul da cidade e no Centro.
 
A Secretaria Municipal de Saúde já identificou no Rio mais de 30 locais que estão com o surto da caxumba. A vacina é a melhor forma de prevenção. Muita gente não sabe ou não se lembra se já esteve em um posto de saúde para se proteger da caxumba, mas na dúvida qualquer um pode se vacinar de novo.
 
Vacina
Com um ano de idade a pessoa deve ser vacinada pela primeira vez e com 15 meses, pela segunda. Quem tem até 19 anos de idade e não sabe se foi vacinado, deve tomar as duas doses com intervalo mínimo de um mês entre elas. Quem tem mais de 19 anos é vacinado apenas uma vez. As grávidas não podem ser vacinadas.
 
“Não há uma epidemia, mas existem vários surtos locais que merecem toda a atenção da população. As pessoas não precisam ficar nervosas, mas a gente recomenda que todos devem verificar a situação vacinal, principalmente as pessoas que vão viajar para fora do país”, afirmou Daniel Soranz, da secretaria municipal de Saúde.
 
Fonte: G1