Do aperitivo à sobremesa, veja dicas para montar um cardápio vegano completo

7 votos
Viver sem carne, ovo e leite pode não ser tão difícil quanto parece. Para Beyoncé e Jay-Z, tudo começou como um desafio no final de 2013, quando os dois se alimentaram por 22 dias à base de um cardápio vegano. Com resultados positivos, o desafio virou rotina para o casal e recentemente a cantora definiu a dieta baseada em vegetais e cereais como o segredo para sua silhueta mais magra.
 
A cantora Beyoncé adotou um cardápio vegano para secar a silhueta. (Foto: Reprodução/ Instagram)
 
O veganismo é uma filosofia na qual não se pode utilizar nem ingerir produtos de origem animal. Portanto, seus adeptos não usam roupas de seda ou sapatos de couro e não comem alimentos como carne, ovo, mel e leite. Beyoncé, na verdade, não é vegana. No vídeo promocional da dieta “22 Days Nutrition”, linha que a cantora lançou em parceria com o nutricionista Marco Borges, Beyoncé afirmou que ainda come carne. No entanto, disse que aprendeu a fazer escolhas mais conscientes na hora de se alimentar.
 
O nutrólogo brasileiro Eric Slywitch afirma que não é a retirada dos alimentos de origem animal que emagrece. Segundo ele, a perda de peso ocorre porque os adeptos tendem a buscar alimentos mais naturais, saudáveis e integrais. "Desta forma, a sensação de saciedade é maior, pois dá para consumir um volume maior de comida, mas com menos calorias", afirma Slywitch. 
 
Quer adaptar sua alimentação e preparar um verdadeiro jantar vegano? Então confira as dicas abaixo para cada etapa do banquete!
 
 
Aperitivo
 
 
 
Guacamole e pastinhas  base de grão-de-bico só timas alternativas para acompanhar os petiscos. (Foto: Reprodução/ Pexels)
 
Húmus, a famosa pasta de grão-de-bico, e guacamole são elementos curinga para abrir o apetite. Os dois são companheiros fiéis dos veganos e substituem aquelas pastinhas ricas em leite que servimos com torrada antes dos pratos. Outra dica é usar fatias de cenoura, aipo ou pimentão para comer com o húmus ou o guacamole. 
 
 
Salada
 
 
 
Jantar vegano (Foto: Reproduo/ Pexels)
Invista na salada! Couve, agrião, rúcula e brócolis são fontes vegetais ricas em cálcio para os veganos. (Pexels)
 
A escolha das verduras da salada é um momento crucial na alimentação vegana. Enquanto a couve, o agrião, a rúcula e o brócolis são fontes vegetais ricas em cálcio, existem outras folhas que inibem a absorção do mineral.
 
O nutrólogo Eric Slywitch explica que alguns alimentos são ricos em ácido oxálico, um elemento químico que absorve o cálcio em vez de liberar no organismo. Portanto, o espinafre, a acelga e as folhas de beterraba devem ser evitados. E atenção na hora de temperar! O excesso de sal carrega o cálcio para fora do organismo. 
 
Prato principal
 
 
 
Jantar vegano 2 (Foto: Reproduo/ Pexels)
 
Na dúvida, vá de massa. Existem diversas opções de molhos sem leite e o tofu ainda substitui o queijo ralado. (Foto: Pexels)
 
Segundo Eric Slywitch, a carne pode ser substituída pelas leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico. Slywitch também desmistifica a ideia de que a dieta vegana é carente em proteínas: o reino vegetal possui todos os aminoácidos essenciais para o homem, basta entender como combiná-los. "As dietas à base de carne têm menor teor de fibras e mais gorduras saturadas, o que gera algumas deficiências, e é por isso que quando se faz uma adaptação para a dieta vegana é preciso saber como fazer as trocas", explica o nutrólogo. 
 
 
Na dúvida, vá de massa! Com um molho bem temperado e um macarrão feito sem ovos, o prato principal está garantido. Se o queijo ralado é indispensável para acompanhar, ou até mesmo no recheio, use o tofu como substituto. Eric Slywitch aponta que 93g de muçarela equivalem a 470g do queijo de soja. 
 
Sobremesa
 
 
 
Mousse de chocolate da Bela Gil para o Bela Cozinha (Foto: Reproduo/GNT)
Mousse de chocolate da Bela Gil é feita com chia, semente rica em ômega 3. (Foto: Reprodução/GNT)
 
Na hora de adoçar o paladar, não há dúvidas de que as frutas são as melhores escolhas para o vegano. Bater frutas congeladas resulta em um delicioso sorvete, e a mistura de suco com um pouco de chia vira uma gelatina natural. Além do mais, Eric Slywitch recomenda que os veganos invistam em alimentos ricos em ômega 3, como a própria chia e a linhaça.
 
 
Para facilitar no preparo das receitas, substitua o leite, o mel e o ovo por ingredientes naturais. Os leites vegetais de castanhas e cereais já estão disponíveis nos mercados e podem entrar no lugar do leite de origem animal nos bolos e doces. Com a mesma consistência do mel, o melado de cana é um queridinho dos veganos e é rico em  ferro. E o ovo tem um "irmão gêmeo" inusitado: a baba de chia, que é a parte gelatinosa formada depois que a semente entra em contato com água.
 
Fonte: Bem Estar