No final a gente lembra do começo: IV Mostra da PNH em Santa Catarina- 1° dia

12 votos

humaniza.jpg

Cheguei na Escola da Fundação Pró-Rim, por volta das 08:00 horas da manhã de hoje, um pouco mais cedo, pois o evento estava marcado para começar 08:30. Entrei, peguei a pasta de materiais e me dirigi ao auditório. Estava sentado numa das cadeiras, quando vi a minha amiga de faculdade Francis, atualmente Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar no IF-SC, eu tinha convidado ela pela rede social… e ela foi!!! Não sei vocês mas muitas vezes já convidei muitas pessoas para eventos pelo facebook e ninguém ia de verdade, então fiquei bem feliz que ela foi.

Depois o Carlos Alberto Severo Garcia Júnior, chegou e me cumprimentou e disse “até que enfim” fazendo referência ao fato da gente só se conhecer através das redes e agora  então pessoalmente.

Logo vi o pessoal da Saúde Mental de Jaraguá do Sul, estavam sentados atrás de mim e no outro lado do auditório a querida Ana Maria Groff Jansen.
Depois da abertura oficial com as falas das autoridades, o Carlos falou sobre o tema central dessa IV Mostra que é “Direito e Acesso: A saúde em suas mãos?”

   Durante a sua fala, o Carlos sinalizou que está deixando de ser consultor da PNH em SC, apostando no fato da Política de Humanização já estar organizada de forma que possa continuar a existir sem a figura do consultor. No momento das perguntas eu até questionei se isso não estava ligado ao fato dos cortes de recursos financeiros que tivemos no orçamento da saúde este ano. Carlos respondeu que prefere ver a situação como uma oportunidade para avaliar se todo o investimento que a PNH realizou em todos esses anos em formação de apoiadores (profissionais de saúde) traria como resultado a manutenção da política sem a figura do consultor.

foto.jpg

Na minha opinião essa é uma aposta bem ousada e otimista, mas por outro lado preciso pontuar também que é sempre bom ter um profissional que te oriente e motive algumas ações, num mundo onde a maioria das pessoas só desvaloriza o que a gente faz, ter um consultor nunca será desnecessário.

O Marcelo estava na mesa, mas não entendi muito a fala dele sobre o lugar do usuário nas redes, apenas que esse lugar está entre dois pontos e não num determinado ponto.

A assistente social da Pró-rim, Olinda falou sobre os direitos e deveres dos usuários e dos trabalhadores no SUS, uma fala que animou o debate… ao mesmo tempo que percebi que não havia um usuário nesta mesa para falar do direito dos usuários, enfim no fim das contas a visão que prevalece é a do trabalhador para e sobre o usuário.

Depois do almoço ocorreu a mostra de pôsteres e a apresentação das experiências exitosas que estava separada em 03 salas pelos eixos…

Eu apresentei 02 trabalhos, o TCC da Graduação de Gestão Hospitalar: Análise Institucional dos Conselhos de Saúde de Joinville-SC e o TCC da Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania. Me senti muito bem com a apresentação dos meus trabalhos e o fato de ter contribuído assim para um debate qualificado neste evento, conheci muita gente legal com as quais pude trocar informações deste SUS que a gente faz dar certo!

Em outra sala a Fernanda Leal e o Welington Laufer fizeram a apresentação da Folha de Lírio, eu queria muito ter assistido, mas tudo estava acontecendo ao mesmo tempo. Não foi dessa vez que eu vi a Folha de Lírio ser apresentada de outra forma e por outras pessoas.

folha_de_lirio.jpg

Conheci a Fernanda quando fizemos vestibular em 2010, o Wellington conheci um pouco depois ele era aluno do técnico de enfermagem no IF-SC, e hoje trabalha no CAPS III dê-Lírios. Os dois são estudantes de Jornalismo atualmente.

Numa noite que eu estava seriamente pensando em acabar com a Folha de Lírio por falta de patrocínio e motivação, a Fernanda me mandou uma mensagem disposta a ajudar com o site… desde então divido com eles a Gestão do site e mídias sociais associadas. Embora ainda não tenha conseguido um patrocínio… pelo menos divido o trabalho com amigos.

Agradeço muito a realização dessa IV Mostra em Joinville, fico feliz com essa coragem que tiveram de realizar um evento em um lugar diferente que não fosse a capital Florianópolis.

Senti falta da Patrícia ali, mas ela está de férias… acabei descobrindo que ela foi uma grande articuladora da realização desse evento em Joinville e deixo aqui meu agradecimento por isso!

A postagem tá acabando e como disse o Carlos no final a gente lembra do começo e eu lembrei da Comunidade de Práticas, da Sabrina e da IV Mostra, lembrei do tempo que as pessoas falavam comigo e éramos amigos.

A IV Mostra ainda não acabou e como diria Chico Buarque…

“Amanhã vai ser outro dia…”

Raphael Henrique Travia