MUNICÍPIO DE FORTALEZA REALIZOU SEIS CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE SAÚDE

12 votos

cr_vi.jpgCerca de 1200 delegados foram eleitos para a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Fortaleza, que vai ocorrer nos dias 12, 13 e 14 de Agosto de 2015, no Romanos Hotel. Este foi um dos resultados das seis conferências regionais, realizadas nos territórios das secretarias regionais I, II, III, IV, V e VI. "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro", foi o grande tema que ancorou os eixos temáticos geradores da grande discussão, em nível regional.

cr_i.jpg

Trabalhadores, usuários e gestores do território das Secretárias Regional I, II, III, IV, V e VI, Fortaleza, realizaram durante o período de 05 de junho a 09 de julho de 2015, as Conferências Regionais de Saúde, preparatórias para realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Fortaleza. 

cr_v.jpg
As conferências regionais destacaram a urgência da participação social como caminho de solução e fortalecimento do controle social no SUS, considerando os desafios que envolvem o Sistema Único de Saúde e que instigam a participação dos trabalhadores, usuários e gestores a construírem caminhos de diálogo. A oportunidade de reunir, encontrar, debater e dialogar sobre o SUS que temos e SUS que queremos. A participação, as discussões e a mobilização que as conferências ensejam nos levam a refletir que é preferível e fundamental "a democracia barulhenta que o silêncio da ditadura", quando se observa na atual conjuntura, alguns segmentos da sociedade brasileira apregoarem, em suas práticas, posições reacionárias e equivocadas.

cr_v.1.jpg
O encontros propiciaram o aprofundamento temático e a construção de propostas para serem debatidas e aprofundadas na 7ª Conferência Municipal de Saúde de Fortaleza, que por sua vez serão aprovadas na 7ª Conferência Estadual de Saúde do Ceará e, finalmente, irão compor o grande debate na 15ª Conferência Nacional de Saúde, em dezembro do ano em curso, na Capital Federal.

cr_iv.jpg

A Estratégia Cirandas da Vida, ação de educação popular em saúde, em ato cenopoético refletiu, problematizou e motivou para a construção dos objetivos e resultados das conferências regionais, em sintonia com a comissão temática.
A metodologia aplicada contribuiu para fomentar o grande debate, por meio dos grupos temáticos e da facilitação pedagógica. 

cr_iii.jpg

Os trabalhos em grupos construíram as propostas que foram aprovadas pela plenária final. Na mesma plenária foram eleitos os delegados, por segmento – trabalhador, usuário e gestor -, para a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Fortaleza.
"