“Em Terra de Parto Cesária, quem tem 05 Filhos de Parto Normal, é Rainha…”Todos na luta, em defesa do PARTO HUMANIZADO! ;)

13 votos

mamae-_parto_normal.jpgmn.jpg

Por: Marcia Meirellys, a mamãe mais feliz do mundo!!

Sou mãe de 05 filhos de PARTO NORMAL, e durante todas as minhas gestações, não abri mão de um pré-natal  bem acompanhado, com exames necessários, ultrassom,  acompanhamento médico.

Você deve estar imaginando que foi particular? Que nada!! Não foi necessário a intervenção da medicina particular! TODOS OS MEUS PARTOS, FORAM EM HOSPITAL PÚBLICO  E MEUS PRÉ-NATAL EM POSTO DE SAÚDE, logo depois passei a usufruir do meu querido SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)! Sempre soube procurar e me encaixar nesse sistema PÚBLICO, a mim, nunca foi negado nada! EU SEMPRE LEVEI A SÉRIO PRÉ-NATAL, sempre fiz questão de tomar todas as vacinas, me alimentar corretamente, e usava pouquissímo sal  e  pouco açúcar na minha alimentação.

Sempre fui cuidadosa… usava meias kendal para prevenir varizes, usava óleo de amêndoa nos seios e na barriga, para prevenir estrias. Eu era uma grávida disciplinada!
Sempre sonhei com PARTO NORMAL. Nunca passou pela minha cabeça realizar cesária. Até porque, sempre desejei que meus filhos nascessem na data, no dia, na hora, no minuto  e no segundo certo, ou seja NATURALMENTE, isso eu não abri mão! Eu até brinco, se fosse para fazer um mapa astral dos meus 05 filhos, daria tudo muito certinho, o universo, com certeza já conspirou à favor e irá conspirar sempre!!

Sobre o Parto Normal? a opção pode ser sua, de escolher entre parto normal ou cesária… mas, na realidade, ter filho de parto normal eu acho fundamental e glorioso!
Algumas mulheres tem medo de sentir dor, eu também sempre tive medo da dor, sim senhora! Quando sabia que estava grávida, logo me projetava 09 meses depois pensando nas dores que iria sentir na hora do parto. Claro que me preocupava! Não vou negar, dói muito mesmo! Mas, quando eu imaginava em todo o contexto natural de um parto normal e comparava com o "processo invasivo demais da cesária"? Nunca tive dúvidas! Eu sou decidida!  PARTO NORMAL E PRONTO!!  SEMPRE FOI O MEU DESEJO, DE CORAÇÃO!

Dor? É só durante o processo do parto, porque quando o filho nasce…  AH, QUE FELICIDADE!!! Quando eu ouvia o primeiro choro do meu filho, que o segurava nos meus braços,  aquela criança "melequenta" com cheiro de placenta, rsrsrsrs, a dor sumia!! Eu sempre pedi, desde o primeiro parto, que colocasse meu filho encostado a mim, assim que saísse da barriga, sempre fui atendida. E quanto a dor? Que dor que nada, já passou!! A única coisa que eu queria era AMAMENTAR!
Nunca abri mão de amantar meus 05 filhos, pra mim era primordial, afinal de contas, O LEITE MATERNO VALE OURO, NÃO SE COMPRA NA FARMÁCIA E NEM NO SUPERMERCADO, "sempre preferi, infinitamente o "MEU LEITE DO QUE O DA VACA".
Quando amamentei meu primeiro filho, eu tinha tanto leite,  que doava a uma criança prematura, que morava no mesmo condomínio que eu.  Não tive tanta sorte de amamentar os 4 filhos por muito tempo, tentei muiiiiito. Tomei chá, leite, café, suco, caldo de cana, todas a receitas que ensinam aqui no meu querido e amado nordeste … e não deu muito certo por muito tempo. Mas, em compensação a minha última filha, a Marissol, hoje com 11 anos, mamou por 04 anos! Pura felicidade!!! Na época fizemos até uma campanha de incentivo a amamentação(conferir foto).

Quando vejo hoje, a campanha do Governo Federal, sobre estas novas  regras sobre parto na saúde suplementar, que entrou em vigor desde  (06/07), para estimular o parto normal e reduzir as cesarianas desnecessárias… o cuidado para  constar o registro de todo o pré-natal no Cartão da Gestante… me enche de orgulho e de felicidade. Acho certíssimo!
Só resta agora, uma concientização maior a essas gestantes durante o pré-natal. Torço para que dê certo!
Pelo menos, vou fazer a minha parte, irei lançar a ideia para o nosso conselho de saúde, para a diretora da USF, 2 obstetras, os médicos e enfermeiros de 2 equipes de PSF naquela unidade e contactar as outras enfermeiras e auxiliares de enfermagem, técnico de enfermagem, agentes de de saúde, da nossa  USF Dona Sinhazinha, aqui em Aracaju-SE a qual, sou Conselheira de Saúde, para reunir as grávidas e fazermos um trabalho de conscientização.
Acredito muito que vai dar tudo certo! E torço para que o Brasil, se conscientize e as decisões do parto normal, venha a dar certo!
Eu acredito no SUS que dá certo no Brasil!

 

#PartoNormaléTudodeBom