“Sentinelas da Saúde” Comemora 10 anos em Indaial SC

10 votos

convite_rhs.jpg

ATIVIDADES DO GRUPO “SENTINELAS DA SAÚDE”, VINCULADO A UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ALBERT SABIN, BAIRRO ENCANO DO NORTE MUNICÍPIO DE INDAIAL (SC).

OBJETIVOS
 Melhorar a qualidade de vida da comunidade através da ampliação do relacionamento social, conhecimento sobre saúde, autonomia e co-responsabilidade;
 Proporcionar melhora do bem estar físico, mental e social;
 Aumentar o vínculo comunidade/equipe de saúde.

HISTÓRICO
           A equipe da Estratégia de Saúde da Família Albert Sabin está implantada no bairro desde 2001. Um dos maiores desafios é trabalhar educação em saúde em grupos na comunidade, onde a maior dificuldade sempre foi a de reunir pessoas para debater e promover a tomada de decisão em relação às atitudes e práticas de saúde.

           Em meados de 2005, iniciou-se a atuação junto à um grupo de Atividade Física, orientada por um professor do Programa da Melhor Idade, do Setor de Assistência Social, destinado prioritariamente à pessoas com mais de 60 anos. Ao término das atividades deste grupo, aproveitávamos as pessoas reunidas para realizar alguma atividade de educação em saúde. Após 2 meses houve mudança no cronograma e não foi mais possível participar das atividades físicas. Foi então que nos dias destinados às consultas de hipertensos e diabéticos, a equipe iniciou, voluntariamente, o trabalho de atividade física, orientado pela enfermeira e/ou médico da ESF, na primeira meia hora da manhã, onde participavam as pessoas que vinham para a consulta. Ao término de 3 meses já havia um grupo frequente, desvinculado da necessidade das consultas médicas.

Após 2 anos de encontros, um dos integrantes do grupo sugeriu a escolha de um nome para o grupo. Foi então realizada uma enquete e escolhido o nome “Sentinelas da Saúde”.
Atualmente, existe um grupo com cerca de 30 participantes, de faixas etárias variadas. Todos com um objetivo único de compartilhar hábitos saudáveis e de e se “agitar para não enferrujar”, através da alimentação, lazer, amizades, entrosamento, relações pessoais etc.

            As atividades acontecem toda quarta-feira, com início às 08:00hs, com verificação de pressão arterial, segue com as atividades físicas que duram cerca de 40 minutos, orientadas por uma profissional fisioterapeuta. As atividades se seguem de forma alternativa  como: confraternização dos aniversariantes do mês, comemoração de datas alusivas, discussão dos temas diversos, reunião do Conselho Local de Saúde, receitas de alimentação saudável, terapias de relaxamento, programação de atividades como viagem, festa junina, dança, gincana, bingo, etc.

EM COMEMORAÇÃO AOS 10 ANOS, O GRUPO ESTARÁ REALIZANDO EVENTO COMEMORATIVO NO DIA 29/7/15, AS 14:30 HS, NA QUADRA DA IGREJA SÃO CRISTOVÃO, COM A PARTICIPAÇÃO DE MEMBROS DE GRUPO, FAMILIARES E CONVIDADOS. 

Um dos norteadores do Grupo “Sentinelas da Saúde” é a realização de atividade física. É o que mantém o grupo fortalecido nestes 10 anos. Com a Revolução Industrial e os novos hábitos populacionais de trabalho e consumo, o sedentarismo emergiu e é hoje um dos maiores vilões da saúde dos brasileiros. Com isto o incentivo à atividade física regular tornou-se uma ferramenta obrigatória na rotina diária das Unidades de Saúde.

A manutenção das relações sociais através dos encontros semanais do grupo é algo muito valioso para os participantes, já que para muitos esta é a única forma de relacionamento social extra-domicílio.

Através deste grupo, fortaleceu-se o controle social a partir da participação dos mesmos no Conselho Local de Saúde, sendo que vários integrantes do grupo fazem parte da gestão atual do Conselho Local de Saúde.

Após a sessão de atividades que duram cerca de 50 minutos, as atividades  seguem de forma alternativa e variadas, como: confraternização dos aniversariantes do mês, discussão de temas de saúde levados por algum integrante da equipe ou do próprio grupo, receitas de alimentação saudável, terapias de relaxamento, reunião de Conselho Local, confraternização julina, confecção de velas, sabonetes, programação de viagem, caminhadas, dança, atividades do Dia do Desafio, gincanas, brincadeiras, etc.

Ao longo desses 10 anos algumas atividades se tornaram tradicionais. Anualmente se realiza gincana em comemoração ao Dia  Mundial da Saúde.No início de 2011 a equipe de Saúde firmou parceria com o CAPS do município e elaborou cronograma para encontros de Terapia Comunitária, onde a Terapeuta Ocupacional daquele serviço participa a cada 5 semanas para a realização de atividade com o grupo.

Dentre as atividades alternativas, a confraternização julina é uma ideia que nasceu e acontece há 7 anos no período das férias escolares de julho. É realizada pelos integrantes do grupo com programação que conta com apresentação de dança da quadrilha pelos integrantes do grupo, apresentação de dança típica alemã, ambas ensaiadas com dedicação nos 2 meses que antecedem a data da festa. O evento é aberto a comunidade e são distribuídos no dia aos participantes pipoca, pinhão, quentão com suco de uva e cachorro-quente, preparados pelos integrantes do grupo.

Nos  4 últimos anos acrescentou-se as atividades de relaxamento com massagem corporal alusivos ao Dia da Mulher e Dia das Mães.

Nos anos de 2010 e 2011 a Confraternização Julina aconteceu com a participação de um grupo da Unidade de Saúde da Família do Bairro João Paulo II, como forma de integração com pessoas de outra comunidade, da mesma forma o grupo participa da Confraternização naquele bairro.

Nos anos de 2011 e 2012 o Grupo “Sentinelas da Saúde” participou da Confraternização Junina realizada no CAPS, como instrumento importante de interação com os usuários daquele serviço.

No ano de 2009, as reuniões do Conselho Local de Saúde passou a ser realizada mensalmente após o encontro do grupo. Com isto aumentou o número de participantes nas reuniões, bem como melhorou a qualidade das discussões dos temas locais de saúde.
A partir do ano de 2007 o grupo iniciou com 1 viagem anual a outros municípios. O destino das viagens são elencados pelo grupo e escolhidos pelos integrantes. As viagens realizadas até 2012 foram à Balneário Camboriú, Curitiba, Gaspar, Brusque, Nova Trento, Serra Dona Francisca, Governador Celso Ramos, onde foram vistados alguns locais turísticos dessas cidades, hotéis fazenda e spas.
Dentre as atividades adotou-se a realização da confraternização tradicional de fim de ano, que em 2009 foi na casa de um integrante do grupo, em 2010 aconteceu nas dependências do Parque Aquático Recanto Verde em Gaspar, em 2011 e 2012 aconteceu nas dependências da Quadra em que são realizados os encontros do grupo, com troca de presentes entre os integrantes e comemoração da data festiva do Natal.

Os participantes são em torno de 30 pessoas, que participam de forma assídua. É comum serem ouvidos relatos de que na semana em que acontece alguma falta, logo sentem diferença no desempenho físico.
Os relatos da importância individual de se manter no grupo é avaliada pela assiduidade no grupo. As relações pessoais ali constituídas, bem como as atividades desenvolvidas, melhoram a autonomia do indivíduo, que retorna à sua casa com autoestima reforçada e sensação de pertencimento, refletindo em bem estar e prazer.

A manutenção do convívio com este grupo é prioridade para a equipe de saúde, pois fortalece a credibilidade entre esta  e a comunidade, potencializando o alcance da ações de saúde.

A longitudinalidade a partir de vínculos de compromisso e de co-responsabilidade entre os profissionais de saúde e a comunidade, consideramos , com base na vivência profissional, imprescindível e ponto de partida para o sucesso e o alcance das diretrizes do programa e a reversão efetiva do modelo assistencial. 

Pelo fato da convivência desse grupo se dar semanalmente e ser constituído basicamente por membros de famílias distintas, se constitui cenário de abordagem estratégica para a “formação” de multiplicadores domiciliares (familiares) dos hábitos saudáveis de viver, uma vez que os demais membros da família se encontram em atividades laborativas ou de educação formal, ficando impossibilitados da participação em tais grupos.

A parceria com outros profissionais e serviços é de suma importância para  manter a motivação dos participantes em relação a continuidade no grupo, bem como a conquista de novos adeptos, sendo este um dos maiores desafios para a equipe na manutenção do grupo.

O consenso da equipe em relação à importância do grupo se dá em um sentido que transcende o profissional, num ambiente que nos aconchega e também nos faz muito realizados pessoalmente, uma vez que fizemos parte deste grupo.
Finalmente, a avaliação positiva da convivência permanente do grupo se reflete na perspectiva de melhor qualidade de vida individual e coletiva, sendo fator motivador para a equipe de saúde.

sentinela_da_saude_indaial_sc.jpg

Muita história pra contar:

ativfisica2012_2.jpg b_2007_31.jpg

d_2009_3.jpg d_2009_10.jpg

dsc05483.jpg e_2010_20.jpg

f_2011_7.jpg f_2011_15.jpg

f_2011_59.jpg g_2012_8.jpg

g_2012_13.jpg g_2012_18.jpg

g_2012_22.jpg g_2012_30.jpg

macro_sf_2013_16.jpg