Percursos Formativos: Que a amizade entrelace a RAPS

15 votos

Ainda estou um pouco eufórico, mas podem ficar tranquilos… só estou feliz ao lembrar de tudo o que aconteceu hoje. Foi com certeza um daqueles dias mais raros que a gente sente que a vida vale à pena.

Ao chegar no encontro da RAPS de Joinville, fui para o auditório e assisti uma palestra com a Psicóloga Christina De Salles Juchem abordando a importância das redes para o atendimento do usuário de crack, álcool e outras drogas. Eu sou amigo da Christina pelo facebook, foi mais uma oportunidade de atravessar as mídias sociais, saindo do Ciberespaço para o mundo real.

tania_grigolo.jpg

(Christina, eu e Tania Grigolo)

Depois do café de acolhimento, fui assistir as experiências exitosas do período matutino, a diversidade era grande, desde grupos de apoio na atenção básica, aos relatos do Consultório na Rua e sobre a organização do 2° Curta Loucura que ocorreu em maio deste ano.

indaial.jpg

(turma da saúde mental de Indaial)

No intervalo entre uma apresentação e outra, a porta da sala se abriu e algumas pessoas entraram e eu pude logo reconhecer a Terapeuta Ocupacional Milena Mery de Indaial, que veio apresentar trabalho juntamente com a Enfermeira Luciane Leite Grossklags e os usuários do CAPS 1 de Indaial, Jean Rutzen, Gilmar e Douglas.

Então eles sentaram ao meu lado na roda de conversa, e continuamos a assistir as apresentações, até que a hora do almoço se aproximou e a gente foi ao Shopping almoçar. De certa forma eu me senti fazendo as honras da casa, por ser da cidade que eles estavam visitando.

rua.jpg

Comemos hamburgueres em uma franquia de comida rápida bem conhecida… sei que não é a coisa mais saudável do mundo, entretanto foi legal porque em Indaial não existe shopping, cinema ou fast-food deste tipo, foi uma oportunidade de sair da rotina.

Rindo, conversando e cantando, voltamos para o evento, descansamos um pouco e tiramos várias fotos.

escada.jpg

#todomundojuntoemisturado

Perto das 14:00 horas teve ínicio  uma roda de conversa sobre Economia Solidária e Geração de Renda, com participação  da Dirce da Associação De Volta para Casa de Santo André-SP, da AUFASAM Recomeçar de Indaial-SC e da Associação Pró Saúde Mental de Joinville, e da Enloucrescer de Blumenau.

rede.jpg

As iniciativas de Blumenau e Indaial-SC, contam com apoio técnico de uma incubadora da FURB (Universidade da Região de Blumenau) que auxilia iniciativas de Economia Solidária.

A Associação De volta  para Casa de Santo André, está alguns anos luz á nossa frente, entre outros aspectos no que diz respeito a emancipação do usuário pelo trabalho.

jec.jpg

(Luciane Leite Grossklags de Indaial, Andre Nunes de Sto André e Sandra Lucia Vitorino de Joinville)

A Associação Pró-Saúde Mental de Joinville encontra-se em fase de estruturação e necessita construir sua própria história com o apoio da RAPS, mas superando a alienação causada por uma tentativa anterior mal sucedida.

Consegui esclarecer algumas coisas que me incomodavam há 4 anos sobre este assunto, estou mais leve.

roda_de.jpg

E a conversa rendeu tanto que a gente até se atrasou para o encerramento do evento, essa foi sem dúvida a roda de conversa com maior participação de usuários e troca de informação entre os usuários, pois geralmente esses eventos tem aquele formatinho de congresso ou capacitação para profissionais.

fim.jpg

Depois houve um café como confraternização de encerramento.

E que venham outros dias, e outros encontros….