Saúde encerra atividades pela Semana Mundial de Aleitamento Materno em Copacabana com o apoio da Rede Globo

11 votos
Sexta-feira, dia 7, a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da encerra as atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto em 120 países. Para marcar a data, a Coordenação da Área de Planejamento (CAP) 2.1, que abrange os bairros da Zona Sul do município, preparou uma ação especial no Quiosque da Globo, na Praia de Copacabana.
As atividades começam às 9h com um café da manhã, seguido por uma roda de conversa com nutrizes (mulheres que estão amamentando) e seus bebês, profissionais de saúde das unidades de Atenção Primária, técnicos da Gerência de Programas de Saúde da Criança e do Adolescente, além de parceiros: profissionais da Fiocruz, do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno da Secretaria de Estado de Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O evento será encerrado às 12h com apresentação do compositor Lourenço, autor da canção “Sorte Grande”, interpretada por Ivete Sangalo, e que compôs um samba especialmente para falar sobre a importância da amamentação.
Amamentação: o alimento mais completo para os bebês
O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o recém-nascido e essencial para a recuperação de bebês prematuros e de baixo peso internados nas unidades neonatais, além de contribuir para a redução da mortalidade infantil. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde conta com cinco unidades de banco de leite humano, que deve ter estoques suficientes de leite humano pasteurizado para atender às necessidades desses bebês quando suas mães estão impossibilitadas de amamentá-los diretamente ao seio ou não produzem leite em quantidade suficiente.
Além disso, o município do conta com nove postos de recebimento de leite humano, além de 28 Unidades Básicas Amigas da Amamentação (IUBAAM). A IUBAAM é uma iniciativa do Ministério da Saúde que concede o título às unidades básicas de saúde que desenvolvem os 10 Passos para o Sucesso da Amamentação, ações desenvolvidas para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
Leite humano: é possível doar
Toda mulher saudável que esteja amamentando o seu bebê pode doar o excedente da sua produção láctea. Para doar o leite materno, a mulher pode se dirigir ao banco de leite humano (BLH) ou posto de recebimento de leite humano mais próximo de sua residência. O frasco com o leite ordenhado deverá ser colocado no freezer para congelar e ser entregue a um BLH em no máximo 13 a 15 dias.
A doação é espontânea e pode ser feita sempre que a mulher desejar e houver leite excedente em suas mamas. Ao se cadastrar como doadora em um banco de leite humano (BLH), a mulher passa por uma avaliação clínica, e há a necessidade de se respeitar alguns requisitos como: deve estar amamentando seu filho, deverá apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite (hemograma completo, VDRL, anti-HIV, e demais sorologias usualmente realizadas na rotina de pré-natal), não pode fumar mais que 10 cigarros por dia, não pode usar medicamentos incompatíveis com a amamentação, não pode usar álcool ou drogas ilícitas.

Bancos de Leite Humano:
Hospital Maternidade Fernando Magalhães: Rua General José Cristino, 87, São Cristóvão
Hospital Maternidade Carmela Dutra: Rua Aquidabã, 1037, Lins de Vasconcelos
Hospital Maternidade Herculano Pinheiro: Rua Andrade Figueira, s/nº, Madureira
Unidade Materno-Infantil Leila Diniz: Avenida Ayrton Senna, 2000, Barra da Tijuca
Hospital Maternidade Alexander Fleming: Rua Jorge Schimidt, 331, Marechal Hermes
Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda: Rua Moncorvo Filho, 67, Centro
Hospital da Mulher Mariska Ribeiro: Praça 1º de Maio, s/n°, Bangu

 
Serviço:
Atração: Encerramento da Semana Mundial da Amamentação
Data: 07 de agosto (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Quiosque da Globo – Av. Atlântica, altura da Rua Miguel Lemos, 
Copacabana
Entrada gratuita
Classificação livre