Participe do debate sobre as conferências e o movimento popular na criação do SUS – 06/08, a partir das 18h

11 votos

O Conselho Nacional de Saúde convida para a abertura da seção de debates deste portal  da 15ª Conferência Nacional de Saúde (conferenciasaude15.org.br), nesta quinta-feira (6), das 18h00 às 20h00 no espaço “Em Debate”. Para participar, basta se cadastrar no próprio sítio, clique aqui, o que permite também postar notícias no Blog da 15ª.

Com o tema “Fruto da Luta do Povo Brasileiro”, a mesa de abertura irá discutir o papel dos movimentos sociais nas origens do Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer a relação com o momento atual.

Durante a redemocratização do Brasil, as bases para a criação SUS foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, a primeira com ampla participação de movimentos populares. Depois, os princípios foram consolidados na Constituição Federal de 1988.

Hoje, o Brasil vive um período de renascimento de anseios conservadores, que inclusive colocam a base do SUS em risco, no mesmo ano em que realiza a 15ª Conferência, que está em sua etapa estadual. O encontro nacional será ente 1 e 4 de dezembro, em Brasília.

O espaço de debate será usado para reunir plenárias on line para debater análises e propostas que estão sendo discutidas na 15ª Conferência.

Os oito os eixos temáticos irão nortear os próximos debates: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação e controle social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.

SUS – O Sistema Único de Saúde brasileiro é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e inteiramente gratuita. Só em 2014 foram realizados mais de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais e 1,4 bilhão de consultas médicas.

Fonte: site da 15ª Conferência Nacional de Saúde

Foto: ilustrativa da web

ato_sus_esplanada_web-604x270.jpg