Educação Continuada sobre Controle Social no SUS

14 votos

wp_20150804_14_25_55_pro.jpg

No dia 4 de agosto de 2015 os residentes do 2° ano da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL) realizaram uma educação continuada para os trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dídimo Otto Kummer localizada no Conjunto Carminha (Benedito Bentes II), Maceió. O tema abordado foi Controle Social. Estavam presentes no grupo os residentes do 2° ano, residente e estagiários de Medicina, estagiárias de Psicologia e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

img-20150804-wa0025.jpg

O grupo iniciou-se com uma dinâmica facilitada por uma farmacêutica e uma assistente social residentes denominada “entrelaçamento”. Consistia em “embaralhar” os integrantes e posteriormente pedi-los à segurar a mão da pessoa que estava do seu lado direito e de seu lado esquerdo. Para se desentrelaçar era necessário passar por cima, por baixo, de um lado, de outro, etc. até formar um círculo novamente. A dinâmica teve como objetivo destacar que mesmo com as dificuldades cotidianas no trabalho os atores precisarão estar unidos e dar continuidade ao trabalho, sendo que a participação de todos é fundamental para resolução das dificuldades e para as reinvindicações de melhorias na UBS e comunidade.

wp_20150804_14_49_29_pro.jpg
No segundo momento após a dinâmica, os residentes dividiram o grupo em três subgrupos e definiram três tarefas para serem dialogadas e realizadas:  montar o conselho gestor, descrever as atribuições de cada representante do conselho gestor, e escrever as possíveis contribuições de um conselho gestor ativo para a UBS e comunidade local. Após discussão entre os integrantes nos subgrupos foi proposto que cada um destes apresentassem o produto de suas discussões.

wp_20150804_14_58_22_pro.jpg

A cada apresentação os residentes contribuíam explicando, acrescentando e/ou desconstruindo ideias e (pre)conceitos a respeito do controle social na Saúde e o conselho gestor local.

img-20150804-wa0012.jpg

Ao término do momento houve uma avaliação do encontro no qual foi proposto que os participantes respondessem os seguintes questionamentos: qual era sua compreensão antes e depois da educação continuada sobre o Controle Social? Como os profissionais podem contribuir para despertar na comunidade o desejo de participação/mobilização social? Houve um momento para reflexão e discussão entre os atores presentes.
Os participantes da educação continuada avaliaram de forma geral que o momento foi importante para aprofundar a discussão sobre as instâncias de controle no SUS. Destacaram ainda a necessidade de mais grupos que discutissem o referido tema. Os residentes avaliaram a atividade de forma positiva e discutiram novas formas de continuar trabalhando o controle social na unidade.

img-20150804-wa0024.jpg

A proposta de realização da educação continuada sobre o controle social surgiu da necessidade de fortalecer o conselho gestor da unidade, visto que o mesmo funciona, mas passa por um momento no qual os profissionais e a população participa pouco deste espaço de discussão e produtor de mudanças. Além da educação continuada, a equipe multiprofissional realizou um grupo de idosos e vem realizando salas de espera quinzenalmente sobre o referido tema. A proposta é que o controle social esteja em pauta na unidade, uma vez que durante a segunda semana de agosto haverá a votação dos novos representantes do conselho gestor da unidade.

 

Equipe Multiprofissional
Franklin de Oliveira Lima (Psicólogo residente)
Isis Brandão Tenório (Assistente social residente)
Mariane Moraes Oliveira (Enfermeira residente)
Shyrlley Nayara Martins Da Silva Sapucaia (Assistente social residente)
Tassia Tatianna Dionizio Firmino (Farmacêutica residente)
Tereza Lays Cavalcante Calheiros De Melo (Enfermeira residente)