3ª Conferência Municipal de Saúde, Etapa Municipal da XV Conferência Nacional de Saúde – Cruz das Almas/Bahia.

11 votos

Com o intuito de promover a cidadania e a democracia acerca da saúde no município, a Prefeitura Municipal realizou, no dia 10 de Julho na Biblioteca Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), a 3ª Conferência Municipal de Saúde, Etapa Municipal da XV Conferência Nacional de Saúde no município de Cruz das Almas – Bahia, onde especialistas da área e a comunidade discutiram sobre a gestão do serviço no município, debatendo propostas para melhorar as políticas públicas do setor.
A conferência foi convocada pelo prefeito e médico Dr. Jean Silva, que julga importante a participação do município nas Conferências Estadual e Nacional, no intuito de buscar soluções efetivas para a saúde pública e para que se esclareça sobre as limitações no serviço prestado no município, já que este depende também dessas esferas governamentais para que se ofereça um serviço de saúde ainda melhor e para que as reivindicações da população possam ser discutidas, analisadas e levadas a todas as instâncias, fortalecendo a cidadania e buscando melhor qualidade de vida para a população.
Apesar do sucesso da conferência, segundo a presidente do CMS, Mária Regina Oliveira, “nos momentos em que se busca ouvir a sociedade, tanto por convocações para as reuniões do Conselho quanto para esta conferência, realizada com prévia e ampla divulgação, houve expressiva omissão por parte da sociedade civil. Mesmo a saúde sendo um problema de âmbito nacional é no município que se começa a construir. É lamentável que muitos se desgastem apenas em fazer criticas, mas não se doam em prol da melhoria do sistema” desabafou a presidente.
O evento, que teve início às 7h com credenciamento e café da manhã, prosseguiu com a composição da Mesa de Abertura, composta pelo prefeito, Dr. Jean; a Secretária de Saúde, Cecília Maria; o vice-prefeito, Ednaldo Ribeiro; Orlando Lago, representante da SESAB/BA; Janelara, diretora da  Faculdade Maria Milza – FAMAM; Maria Luiza, cliente do SUS; Adriano Marques, Promotor de Justiça e Mária Regina Oliveira, presidente do CMS. Estiveram presentes também no evento assessores e secretários municipais, representantes da Polícia Militar e Tiro de Guerra, usuários e trabalhadores da Saúde.
Após a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência Municipal, a palestra magna ficou por conta de Orlando Lago, quando na oportunidade fez uso da palavra com o tema "Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", em seguida teve início o ciclo de palestras na abordagem de quatro eixos temáticos: Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Participação Social; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; e Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; ministrados pelos palestrantes: Juçara Lopes, Flávia Priscilla Araújo, Joseane Bonfim e Raul Molina, respectivamente.
Após cada palestra foi aberto debate com perguntas e respostas e – após o almoço oferecido aos mais de 300 participantes credenciados, convidados e comissão – os grupos de trabalho se reuniram para discussão por eixos temáticos e elaboração das diretrizes e propostas que, após o intervalo para lanche, foram apresentadas na plenária final e votadas para relatório final.
O evento foi encerrado após as 21h com a eleição dos delegados que irão participar da 9ª CONFERES. Os eleitos foram: Dr.ª Adriana Vidal, representando os trabalhadores da Saúde; Enfº. Jean Machado, representando a Gestão; Maria Luiza das Neves – Ilê Axé Ogun Bara Lonã e Carmem Maria Oliveira – Associação das Mulheres Amigas de Cruz das Almas/BA, representando a Sociedade Civil.

credenciamento_i.jpgacolhimento_com_cafe_da_manha.jpgmesa_abertura.jpgpublico.jpgpublico_iii.jpgfala_iv_usuaria_sus.jpgfala_vi_presidente_conselho.jpgeixos_tematicos_i.jpgfim.jpg