Política Nacional de Humanização compõe novo arranjo de apoio do Ministério da Saúde às regiões de saúde

25 votos

logo_pnh_versao_oficial_1.jpg

  Criada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH), tem investido no Apoio como método para a implementação de suas diretrizes e dispositivos, produzindo outros modos de relação do Ministério da Saúde (MS) com os territórios, por meio da ativação de coletivos de trabalhadores, gestores e usuários do SUS. Durante esses 12 anos, a PNH formou milhares de apoiadores em todo o território nacional, produzindo conhecimentos e desenvolvendo tecnologias para a sustentação de uma política transversal. Seus princípios e diretrizes, bem como o método do Apoio, têm sido incorporados de modo crescente pelas demais políticas do SUS, culminando no atual redirecionamento proposto pelo MS para o Apoio às Redes de Atenção à Saúde(RAS), com foco no fortalecimento da regionalização. No dia 03 de setembro, o coletivo de apoiadores da PNH se reunirá para elaborar um novo plano de ação da Política para essa nova proposição do Apoio do MS e, sobretudo, pactuará ações que fortaleçam a dimensão da produção de conhecimento e tecnologias para o SUS, na perspectiva de zelar e dar continuidade à construção do capital simbólico da Política.

  A PNH é pautada pela escuta das demandas e oferta de tecnologias para a promoção da clínica ampliada e da gestão compartilhada. Trabalha para humanizar o SUS, efetivando processos com aposta em arranjos que ajudam nas relações de trabalho, nas esferas do cuidado, da atenção, e também da gestão. Além disso, a educação permanente tem sido pauta constante desta Política com vistas à construção de um SUS melhor, por isso, a PNH já atuou desde sua criação em interface com apoiadores em todo o Brasil, articulando-se também, com secretarias e movimentos sociais. O crescimento dos coletivos que compõem a política só foi possível diante às contribuições dos tantos trabalhadores, gestores e usuários do SUS, que, a partir do contato com a Humanização, implicaram-se no compromisso de fortalecer o SUS, tais práticas aliadas à vivacidade da política, constituem atualmente, a memória do "SUS Que Dá Certo", que por meio de ações concretas mostra experiências exitosas, amplifica expertises e dá significância e olhar plural sobre a saúde.

  A Estratégia de Apoio, Ambiência, Acolhimento, Clínica Ampliada e Cogestão rendem bons frutos nos territórios e pela sua transversalidade mobiliza ações e atores para o SUS e pelo SUS. Agora, o olhar multifacetado e o acúmulo da PNH irão reverberar em mais instâncias, o que significa maior proximidade com as demais áreas do MS e maior abrangência em todo o território nacional. A PNH está firme e com novo direcionamento para humanizar a saúde. Em linhas gerais, tais diretrizes estão baseadas na experiência acumulada no exercício da prática do Apoio por diversas áreas do MS, entre elas, a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão, com foco na cogestão, a inclusão e autonomia dos sujeitos; os movimentos de Educação Permanente, prevendo a qualificação transformadora das práticas de gestão e de atenção.

  A equipe da PNH, durante a trajetória de 12 anos, acumulou significativamente saberes e práticas relacionados ao Apoio, como método de implementação de políticas de saúde com foco no cuidado e na cogestão,  por isso, a inclusão desta equipe na Estratégia do Apoio do MS dará potência e qualificação ao processo de trabalho dos apoiadores, contribuindo com a implementação das RAS, nas regiões de saúde e, sobretudo com impactos positivos na ampliação do acesso da população aos serviços de saúde.