Movimentos de combate em rede: a DENGUE e outras endemias na RHS

0 votos

A força da ação coletiva se mostra amplificada pelo funcionamento das redes virtuais na vida contemporânea. Vimos a galera descer para as ruas em várias ocasiões, na busca de expressão para desejos de várias ordens.
Não é diferente quando se busca combater por intermédio de forças-tarefa as endemias ou epidemias que de quando em quando emergem no seio das populações. São momentos preciosos onde redescobrimos a vocação coletiva do trabalho em saúde e a sua necessária articulação intersetorial. Descobrimos também a nat
ureza conversacional da construção de estratégias, pois nas redes, assim como na tarefa do cuidado em saúde, a colaboração é tudo.

Assim, nasce na redehumanizasus.net, lugar virtual de encontro e trabalho coletivo, uma campanha para ajudar a reunir as forças de todos no combate à dengue.

A Dengue, assim como outras endemias, se mostram sazonais e, ao mesmo tempo, preocupantes, uma vez que a principal força em seu combate é a força de uma ação coletiva que extrapola o campo da saúde propriamente dito.

Precisa-se de ações que envolvam a comunidade em geral para a efetivação do controle de endemias.

E, por um certo tempo, o grupo de editores da RedeHumanizasus percebeu que em nossa rede também circulava esta preocupação.

mosaico_dengue_antes_campnha_rhs.jpg

ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA DENGUE

HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE VIRA ARMA CONTRA A DENGUE NO RIO

DENGUE: SE VOCÊ NÃO AJUDAR, O BICHO VAI PEGAR!

AGENTE MIRIM DE COMBATE À DENGUE

APRONTES EM PEJU

NO CARNAVAL DA MELHOR IDADE DE IJACI A DENGUE DANÇA!

COMBATE À DENGUE FAZ PARTE DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO À CIDADANIA NO CER III SORRI-BAURU.

UTV EXIBE VIDEOAULA REALIZADA PELA FIOCRUZ SOBRE A HISTÓRIA DO MOSQUITO DA DENGUE

Com isso nos veio a ideia de contribuir mais efetivamente para que a RHS fosse também um espaço de troca de experiências efetivadas pelas equipes de saúde nesta luta contra a Dengue e demais endemias.

Estava então deflagrada a Campanha "Informação é o Maior Repelente contra a Dengue".

campanha-dengue-banner.jpg

Esta passou a ser um espaço de destaque sobre a temática e também de troca de informações, aprendizado, e compartilhamento de experiências.

A campanha na RHS ganhou ampla divulgação nas mídias sociais: O post explicativo foi muito compartilhado no Facebook (638), recebeu alguns Tweets (80) e muitas leituras (1958).

Muitos vieram a atender ao nosso chamamento: de profissionais de saúde, usuários e gestores. Um espaço de tríplice inclusão, debate, contribuições e críticas.

A criatividade uniu-se a responsabilidade e seriedade nas ações demonstradas de muitas partes do Brasil.

mapa_dengue_brasil.jpg

 

Você poderá sempre revisitar este espaço, ou mesmo publicar novas informações, experiências, questionamentos sobre as endemias, pois toda esta produção coletiva ficará permanentemente na RHS agregada pela tag: dengue.

Bastará digitar na caixa de busca esta tag que você resgatará todo este material. Por isso, se tiver a intenção de fazer alguma publicação sobre a Dengue, Zycavirose e ChiKungunya não esqueça de acrescentar a tag: dengue para facilitar a pesquisa na RHS.

campanha-dengue-sidebar.jpg

 

Além das experiências relatadas, recebemos alguns materiais que se constituem em um acervo sobre a temática da Dengue e demais endemias. Além disso, poderemos seguir atualizando este espaço informativo sempre que desejarmos.

campanha-dengue-acervo.jpgcampanha-dengue-contribua.jpg

Coletivo de Editores da Rede Humanizasus