Encontro Paulista do VER-SUS: produzindo reflexões e ações no campo da formação em saúde

18 votos

11873728_856115511132744_7300574777545639555_n_0.jpg

As vivências e estágios na realidade do SUS (VER-SUS) de São Paulo, desde a sua primeira edição em julho de 2014 na cidade de São Bernardo do Campo, e nos municípios de Mauá, Guarulhos, Santos e Brasilândia/FÓ no verão de 2015, vem se solidificando no campo da integração ensino-serviço com a gestão municipal de diversas secretarias de saúde, o que permite estimular uma aproximação dos estudantes de graduação com os territórios e o fortalecimento dos diálogos entre gestão e serviços de saúde. Possibilita, também, encontros fundamentais dos profissionais de saúde com as pessoas que utilizam o SUS, sempre próximo do afeto e do cuidado com o outro.

Este encontro se motiva a partir da necessidade do VER-SUS/São Paulo (re)pensar suas práticas, suas vivências, seus objetivos e compromissos com o Projeto VER-SUS/Brasil. Com o mote “Produzindo ações e reflexões no campo da formação em saúde”, a comissão organizadora do VER-SUS/São Paulo propõe o Encontro Paulista do VER-SUS (EP-VER-SUS) com o intuito de fomentar o debate do SUS e da saúde.

O referido evento conta com a participação de diversos movimentos e coletivos como: Faculdade de Saúde Pública da USP, instituição importante sobre o debate da saúde e SUS; Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), entidade histórica do movimento da reforma sanitária em São Paulo e anterior a efetivação do SUS; VER-SUS/São Paulo, coletivo de estudantes e mobilizadores dos estágios e vivências em São Paulo e os Centros Acadêmicos de Farmácia e Obstetrícia da USP, estes, protagonistas estudantis em articular o movimento estudantil de seus cursos com a pauta da saúde.

Ainda, é um evento multi-irradiado que será realizado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) na região de Pinheiros/SP conhecida como “Quadrilátero da Saúde” com os cursos de saúde pública, nutrição, enfermagem, medicina, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e direito, Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) na região do Butantâ/Cidade Universitária/USP com os demais cursos da área da saúde, biológicas, exatas, ciências humanas, ciências sociais e Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) na região da Zona Leste de São Paulo com os cursos de obstetrícia, gerontologia, educação física e saúde, gestão de políticas públicas e gestão ambiental.

Não há restrição de público! 

Inscrições (gratuitas) abertas no dia 13/08/2015.

Mais informações sobre inscrição, programação e novidades serão postadas da página do VER-SUS São Paulo (www.facebook.com/versussampa) e na página do Encontro (versussaopaulo.wix.com/epversus) e no evento do facebook (https://www.facebook.com/events/517704385049286/)

Seguimos como Bondia (2001) nos diz para cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço. 

Referências

BONDIA, JL. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Palestra proferida no 13º COLE-Congresso de Leitura do Brasil, realizado na Unicamp, Campinas/SP, no período de 17 a 20 de julho de 2001.