Suicídio e depressão falar é tratar

7 votos

É comum entre os profissionais de saúde  falar em depressão, uma vez que a nossa volta sempre existe alguém com esse diagnóstico, seja familiar, amigo ou paciente, porém a palavra suicídio ainda é um tema tratado com cautela até mesmo pelos meios de comunicação.O Ministério da Saúde divulgou recentemente que o Brasil é o 8º país do mundo onde as pessoas cometem suicídio, sendo preciso cada vez mais informar e comunicar a importância de identificar e tratar seus sintomas com urgência.

Em comemoração ao Dia do Psicólogo,o GTH da Santa Casa Cachoeiro, juntamente com o setor de Psicologia do hospital, realizou no auditório do hospital uma palestra com o nefrologista e clínico geral Dr Sérgio Damião e com o  Professor e Mestre em Psicologia Ruy Anderson Santos  sobre Suicídio e Depressão.
Na abertura do evento o Psicólogo João Bosco apresentou a temática, explicando que o simples fato de pensar em como seria o processo da morte já é atitude de pensamento suicida, que deve ser trabalhado por equipe especializada.
A palestra contou com alunos do curso de psicologia e funcionários que aproveitaram para esclarecer suas dúvidas. Dr Sérgio destacou a importância de como informar, educar e prevenir as pessoas que sofrem desse mal. Para ele, são vários fatores que levam ao suicídio, aspectos como experiências dolorosas, desemprego, pobreza, fome são alguns exemplos de como o ser humano pode se submeter diante da situação. Depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia são doenças comprovadas que podem levar a morte, disse o médico.
O psicólogo Ruy Anderson ressaltou que a análise social,e a de cada indivíduo, influenciam na vida da população. A qualidade de vida, o estresse no trabalho, grandes perdas, vazio existencial, desamparo e desesperança são comportamentos comuns que levam a pessoa ao desejo da morte.
A prevenção é muito importante, reconhecer os fatores de risco são essenciais na vida das famílias e estabelecer os laços sociais, familiares e religiosos são atitudes primordiais que ajudam a tornar a sua vida com mais saúde e alegria.