Redescobrindo uma URS: relato de uma visita

15 votos

Incentivado pela disciplina de estágio básico em saúde, procurei conhecer a realidade da unidade de saúde mais próxima da minha casa. Por fazer uso desse serviço desde a infância, eu já "conhecia" a unidade.
No dia 17 de agosto de 2015 eu fiz uma visita a uma Unidade Regional de Saúde (URS) em um bairro do município de Serra, ES. Era por volta de 11h e a unidade estava tranquila, mas com bastantes crianças, provavelmente esperando alguma consulta.
Fui direto à recepção e perguntei a recepcionista quais serviços são oferecidos no local, ela foi super educada comigo e me informou que há somente ginecologista, clinico geral e dentista, sendo o total de médicos 5 que atendem todo o bairro e alguns desses atendem o bairro vizinho.São 3 médicos cubanos atendendo o bairro e um bairro vizinho e dois médicos do Programa de Saúde da Família (PSF).
Surpreende o número de médicos cubanos, proveniente do programa mais médicos, pois imagina- se quão difícil devia ser atender à demanda daquela comunidade antes da chegada deles.
Outra constatação é de que não há pediatra, quem faz esse papel é um clínico geral que atende as crianças maiores, as menores são atendidas em outro bairro. Esta é uma realidade bastante precária, visto que, no primeiro contato com a unidade, chamou a atenção o grande número de crianças. Após a visita deixei o local com alguns questionamentos de como se dá o tratamento dessas crianças sem um especialista e se o tratamento é eficiente.
Por fim, notei que eu conhecia a unidade superficialmente, me atentando somente àquilo que era de meu interesse, nunca procurei conhecer de verdade esse serviço.