Cuidado em saude

13 votos

Na aula passada, os temas que foram discutidos foram: Noções Fundamentais: Clínica, Cuidado, Atenção SUS, Reforma Sanitária. O tema que vou falar é Cuidado em Saúde que está no Dicionário da educação profissional em saúde, no verbete de cuidado em saúde.
O Cuidado é um ‘modo de fazer na vida cotidiana caracterizada pela ‘atenção’, responsabilidade’, ‘O cotidiano é gerado socialmente e historicamente sob dois ângulos: o primeiro trata como noção geral e dimensão do conhecimento e o  segundo essa  noção se constrói e se identifica com o dia-após-dia em que tudo é igual e tudo muda .
O cuidar deriva do latim e tem vários significados. Cuidar é o cuidado em ato. Na Grécia antiga o cuidado vem do interior da família, o  saber era adquirido de geração para geração. Nessa época o cuidar era considerado uma atividade feminina. As mulheres que cuidavam dos filhos, da casa e até mesmo de escravos doentes. Após isso em determinado momento surgiu a profissão de mulheres para mulheres, como enfermagem. Não é à toa que a prática de cuidar está histórica e culturalmente conectada ao feminino. Já na parte de pesquisa, ou seja, de criar novos conhecimentos, tem sido uma pratica masculina.
O cuidado em saúde é apenas um tipo de atenção do sistema de saúde ou um procedimento técnico simplificado, mas sim uma ação integral que tem significados e sentidos voltados para compreensão de saúde como direito de ser. A saúde tem que ser pensada como direito do ser respeitando as relações de etnia, gênero e raça, que são portadores não somente de deficiências ou patologias, mas de necessidades específicas. ‘Cuidado em saúde’ é o tratar, o respeitar, o acolher, o atender o ser humano em seu sofrimento.

 

Fonte:https://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/cuisau.html