Relato de visita à uma unidade básica de saúde

19 votos

 O relato abaixo foi feito após uma experiência de campo da matéria de estágio básico 2, do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espirito Santo. Foi pedido que fôssemos a uma unidade básica de saúde próxima a localidade onde residíamos levando demandas, como dentista, marcação de consulta ou até mesmo um exame de rotina. A partir disto, foi pedido que observássemos o funcionamento daquele espaço.
Visitei a unidade de Saúde em Vitória – ES no dia 17/08/2015 (segunda-feira) no período da manhã. A estrutura física da unidade foi o que me chamou mais a atenção, pois apesar de já ter entrado nessa unidade anteriormente, não pude deixar de me surpreender com a quantidade de salas e andares.
No momento da minha visita, o local não estava muito cheio, mas havia alguns idosos à espera de atendimento e resultados de exames. Pude perceber que durante a conversa na recepção, uma triagem é feita de acordo com a demanda das pessoas, mas também da gravidade de seus sintomas apresentados.
Durante essa visita, estive acompanhada da minha tia (que já foi agente de saúde nesta unidade), e ela me levou até algumas pessoas que responderam algumas perguntas acerca dos serviços oferecidos pela unidade. São eles: atendimento médico, Psicólogo, assistente social, dentista, acompanhamento de fumantes, acompanhamento de hipertensos e diabéticos (hiperdia), ginástica com educadora física, acompanhamento de gestantes, puericultura (para os filhos de mães que fizeram o acompanhamento da gravidez na unidade de saúde), fonoaudióloga e saúde escolar.
O psicólogo é responsável por algumas oficinas de artesanato voltadas para pessoas com depressão (que receberam o nome de “artevida”), mas para receber atendimento individual com esse profissional, o usuário deve passar por uma consulta médica e receber um encaminhamento. O serviço da Assistente Social é vinculado ao de outras equipes, pois quando ela identifica em algum usuário uma demanda específica, uma equipe vai até a unidade para fazer esse atendimento, é o caso do CRAS e também do CRAI (atendimento de idosos).
Para as consultas com dentistas, existe um dia específico para agendamentos. Essa unidade já contou com o atendimento de uma nutricionista, porém não conta mais; por isso, durante as atividades de ginástica, propostas pela educadora física, ela identifica os usuários com possíveis demandas de um atendimento nutricional e os encaminha para um nutricionista de outro serviço de saúde.
O serviço de saúde escolar é realizado nas escolas do bairro, composto por visitas dos profissionais da unidade de saúde, acompanhados de uma dentista e um oftalmologista (que vai ao bairro exclusivamente para essas visitas). Com o objetivo de ensinar às crianças hábitos que previnam doenças (como escovar os dentes corretamente) e identificar aquelas que necessitam de atendimento individual.
Com certeza eu voltaria nessa unidade futuramente. Ouvir essas informações foi muito importante para mim, pois moro nesta região há mais de dois anos e não tinha consciência de quão diversos são os serviços oferecidos. Tenho certeza de que essa não é apenas a minha realidade, pois ainda existe um enorme estereótipo quanto ao atendimento oferecido pelo SUS e as pessoas que devem fazer uso dele.  Mas saí dessa visita com bastante esperança de que esse sistema de saúde público pode sim dar muito certo, diferente do que dizem acerca do mesmo. E que mesmo com algumas deficiências, este é de fundamental importância e que sim, funciona.