Sala de Espera: Uma Experiência no Serviço de Onco-Hematologia Pediátrica do Instituto da Criança do HCFMUSP

12 votos

A Sala de Espera é um espaço aberto de encontro entre os pares; local onde são expostos os mais diversos sentimentos e compartilhamento de experiências. A troca de saberes se faz de forma natural e instantânea. A abordagem em grupo viabiliza a reflexão coletiva sobre temas pertinentes ao diagnóstico, tratamento, questões culturais e cotidianas dos familiares e pacientes – tendo como objetivo proporcionar um espaço coletivo de informação sobre prevenção, promoção e reabilitação à saúde e esclarecer os direitos sociais, rotinas institucionais, questões psíquicas do adoecimento, cuidados no domicílio e adesão ao tratamento.

sala_psicologia_012.jpg

As abordagens em grupo acontecem uma vez por semana no Ambulatório de Onco-Hematologia, com palestras sobre assuntos sugeridos pelos participantes. Após cada palestra é fornecido um questionário de avaliação e sugestão. Os assuntos são preparados pela Equipe Multiprofissional de acordo com as necessidades do Grupo. A prioridade é a consulta e o familiar/paciente ao ser chamado deverá dirigir-se à consulta podendo retornar após o atendimento. Na ocasião, são utilizados vídeos para demonstração, slides, música e filmes. Em média 25 participantes frequentam a Sala de Espera.

No período de janeiro a dezembro de 2013 foram realizados 39 encontros. Os assuntos mais sugeridos foram em relação às orientações médicas; alimentação; aspectos psíquicos/emocionais e direitos sociais. O grau de satisfação foi Bom, pois atingiu 90%. Em decorrência dos encontros houve uma demanda importante nos atendimentos com Equipe multiprofissional possibilitando a aproximação entre os familiares e profissionais. Na Sala de Espera observa-se que os participantes ficam à vontade para perguntar e esclarecer suas dúvidas, diferente no consultório que a relação às vezes é mais tímida. A informação permite que o indivíduo adquira autonomia para acessar os serviços e seus direitos provocando mudança de comportamento e isso tem um impacto na recuperação do paciente. “… aprendemos bastante coisa na Sala de Espera”, “… explica bastante coisa, dúvidas que eu tinha foram tiradas”; “… e o posto de saúde nem sabia…”.

palestra_sala_de_espera_022.jpg

Conclusão: Lidar com o sofrimento do outro é sem dúvida uma prática que vai além da tecnologia. É escutar sem preconceitos preconcebidos, mas com o saber qualificado. O Grupo Sala de Espera possibilita aprender a partir do cotidiano vivido. Na percepção dos profissionais é uma experiência que estimula a continuar com o trabalho, pois os resultados são significativos no processo de promoção, prevenção e reabilitação do paciente. Palavras chaves: Sala de Espera, autonomia e informação.

Autores: Adna Santos Urbano, Rita Mara da Cruz Monteiro, Lílian Maria Cristófani, Marina Rachel Graminha Cury, Juliana Moura Nabarrete, Bianca Azoubel de Andrade

Os artigos publicados pela Rede Humaniza FMUSPHC são sem julgamento de conteúdo e de inteira responsabilidade do autor.