Relato de Visita Na Unidade de Saúde do município de Viana

15 votos

Esse foi um trabalho proposto pelo professor da disciplina estagio básico II e teve como objetivo que os alunos conhecessem um pouco melhor as Unidades de saúde que são gerenciadas pelo SUS.
Na vista feita a unidade de saúde, fui informada pela responsável administrativa da unidade que é oferecido a população vários serviços de saúde como: tratamento odontológico, (limpeza e obturação), consultas agendadas para pediatra e clinico geral, exames laboratoriais, atendimento com especialistas (oncologista que trata feridas crônicas), palestras de conscientização, fornecimento de medicamentos básicos(exceto os controlados), vacina, encaminhamento de pedido de exames e de consulta especializadas para a secretaria municipal de saúde, fui informada  também que  há meses específicos para se ministra palestras ( agosto para o homem, maio para o idoso, outubro para a mulher etc.). As palestras são realizadas de acordo com o calendário e datas enviadas a unidade pela prefeitura.
Por ser PFS é mais compacto, pois isso facilita o controle de pacientes e  serviços, é composto por uma equipe de : técnico de enfermagem, enfermeiro, médico, ACS, coordenador e atendente de dentista. Para marcação de consultas e exames  especializadas é necessário xerox dos documentos, do cartão do SUS e do comprovante de residência (esses exames e consultas as vezes demora um pouco), mas o atendimento com os médicos da unidade não costuma demorar. O atendimento é de acordo com a demanda.
Um ponto positivo da visita específica foi conhecer as unidade de saúde de um modo amplo e geral, pois eu só tinha conhecimento dos serviços que eu havia usado até então; A partir da visita para o trabalho fiquei sabendo de vários outros serviços.