Visita à Unidade Básica de Saúde de Vila Velha (ES)

16 votos

Ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a nossa casa com uma demanda foi a proposta feita na disciplina de Estágio Básico II do curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Esse relato, aqui na página, é uma maneira de estar mais perto do que acontece no SUS, compartilhando minha experiência e descobrindo novas! O relato:
Localizada em Vila Velha (ES) a UBS mais próxima fica a 15 minutos. Durante toda a minha vida era a essa unidade que a minha família recorria, mas os serviços por ela ofertados foram mais utilizados durante a minha infância. Fazia muitos anos que não entrava na unidade, na verdade nunca tinha entrado sozinha, sem os meus pais, alguém que pudesse me acompanhar e falar em meu nome. Não sabia muito bem como funcionava.
Logo que cheguei me sentei na última fileira e fiquei um tempo observando o que acontecia, a recepção era ampla, com várias cadeiras, uma bancada com dois atendentes e pude perceber que haviam muitas salas para atendimentos. A maioria das pessoas que lá estavam eram mães com seus filhos, muitos idosos e alguns poucos jovens.
Quando o local esvaziou um pouco fui até os recepcionistas e perguntei se eles tinham dentista, um deles me respondeu que não e que não havia previsão pra ter. Quando perguntei sobre os serviços disponíveis no momento, a resposta foi: pediatra, clínico, ginecologista e dermatologista.  Depois disso, voltei para casa e conversei um pouco com meus pais sobre como era há 20 anos e eles se surpreenderam quando souberam que havia um dermatologista no posto. Naquela época tinha apenas pediatra e clínico, levavam meu irmão e eu para tomarmos vacina e fazer uma consulta ou outra.
Acabei indo para casa sem marcar nenhuma consulta, nem perguntando como fazia para que isso acontecesse, mas com certeza voltarei.

Izabela Grippa