O Cuidar e a Clínica.

19 votos

                          clinica-popular-cuidar-mais1.png

O assunto discutido e apresentado em sala possibilitou o conhecimento de quanto o cuidado é importante e esta presente na vida cotidiana de todos. Cuidar do próximo é o foco do nosso estudo, garantir um bom atendimento, a boa gestão de recursos, deixando o ambiente de trabalho em condições dignas para que determinado profissional fique confortável dentro dessas condições onde no final quem vai ser beneficiado é aquele que necessita de cuidados em saúde.
O cuidado esta presente na clinica, principalmente na clínica ampliada, uma clínica coletiva, que não está focada naquela velha visão biomédica. O centro das atenções nesse novo tipo de clínica é o sujeito, o sujeito sendo bem atendido, cuidado, auxiliado, que não fique somente na cura da doença em si, podendo então conseguir na vida desse sujeito mudanças muito além daquelas que podemos imaginar. A tese do menino-cachorro discutido em sala prova bem isso que foi apresentado, a mudança na vida de Tomaz não foi somente na melhora de seus sintomas, afetou também sua família, seu ambiente de convívio.
Gastão com seu texto robusto, de difícil compreensão apresenta os tipos de clinica, clínicas que deram certo e que não deram, mesmo assim ainda continuam ser trabalhadas nas instituições. Poucos são aqueles que utilizam a clinica ampliada como a melhor forma de atendimento, atenção e cuidado com o paciente, com a saúde do próximo. Mas nos faz entender muito bem as diferenças existentes em cada uma delas.