Acesso, Território e Rede

17 votos

                             postagem_3.jpg

O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, criado em 1988. E desde sua criação penso que o principal objetivo e um grande desafio é o acesso, é poder estar presente em cada canto do país, disponível e eficiente para cada brasileiro que necessite.
Com o decreto 7.508 de 2011, regulamentando a lei 8.080 de 90, podemos dizer que começa uma nova etapa, a luta por um melhor acesso para todos.  No decreto vem também o conceito de regiões de saúde, COAPS, porta de entrada, mapa de saúde e rede de atenção em saúde, tudo isso para facilitar o entendimento e a utilização, a prática de algumas ferramentas. Assuntos estudados que foram muito bem explicados pela convidada em sala de aula, Janaina, dentista de formação com mais de 10 anos em experiência com o ministério da saúde.
O decreto implementa também , o RENAME e a RENASES, o primeiro é a relação de medicamentos ofertados pelo SUS já o segundo de  ações e serviços de saúde. A CIT, CIB E CIR também é de grande importância, não pude deixar de citar, pois nelas que as decisões, reuniões e pactuações são feitas.