Conferencinha de Saúde: Participação de Pequenas/os Cidadãs/ãos

14 votos

 

20150914_140657.jpgVivemos mais um ano de grandes discussões e participação em torno das temáticas do Sistema Único de Saúde (SUS), devido à realização das Conferências de Saúde. Nesse cenário, inspirando-se em uma ideia da Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, foi realizada, como parte das atividades de um Projeto de Extensão do Núcleo de Epidemiologia e Saúde (NES), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Conferencinha de Saúde na Escola Rural Antônio Conselheiro, no Assentamento Luiz Nunes, Casa Nova-BA.

O evento iniciou-se com tintas, lápis coloridos, cartolinas e muita criatividade. As crianças foram divididas em grupos e estimuladas a escrever e/ou desenhar sobre suas percepções do que é saúde, tendo em seguida a apresentação das ideias de cada grupo. Muito bacana perceber que as crianças, além de verem saúde como hospital, enfermeiras/os, médicas/os e remédios, também relataram que saúde é felicidade e viver bem.

Mas foi em roda que conseguimos ampliar a discussão… Incrível a capacidade das crianças de perceber como os Determinantes Sociais influenciam na saúde. Aos poucos o hospital, as/os profissionais de saúde e os remédios, que representavam saúde para elas, foram dando lugar ao acesso à água, a escola, aos alimentos saudáveis e até a terra! As brincadeiras e o ato de gritar (essa parte a professora não gostou muito, mas elas insistiram que gritar é saúde. rsrsrs) também era saúde…

Depois de nos livrarmos daquele velho conceito de saúde amarrado em torno das doenças, a discussão foi se ampliando e iniciou-se uma discussão em torno dos chás, xaropes e banhos que estavam presentes no dia-a-dia daquela comunidade. Não demorou muito para elas apontarem que os remédios da farmácia não são mais importantes do que o conhecimento popular e perceberem a importância da preservação de saberes entre as diversas gerações.

No entanto, esse tanto de coisa bonita apontado pelas crianças era só o comecinho da Conferencinha de Saúde. Ainda faltava discutir sobre o SUS (ou SUIS, como algumas escreveram :D). Algumas disseram não saber o que era o SUS, outras compartilharam as suas experiências, como quando tomaram a vacina do HPV, quando a ACS passa nas suas casas, quando precisaram do hospital… Depois dessa conversa toda foi a hora de perguntar se uma coisa tão importante como a saúde deve ser paga. Num coro emocionante de NÃAAAAAO as crianças demonstraram aquilo que tanto brigamos e defendemos: Saúde não se vende e é um direito de todas/os.

Em seguida, as crianças foram surpreendidas com a informação de que há alguns anos o SUS não existia. A partir daí elas indagaram como as pessoas eram atendidas, o que foi feito para criar o SUS, quem criou o SUS, e outra disparou: “mas isso era uma coisa pra se protestar”. Da forma mais didática possível, cada indagação dessa foi respondida. Para finalizar, uma menina disparou que o SUS tem que melhorar muito… E foi aí que conversamos sobre o papel da participação de cada um para ter o acesso à saúde que queremos: gratuita e de qualidade!

A Conferencinha foi encerrada com uma gincana e brincadeiras. Para as crianças, uma oportunidade de discutir a saúde e o SUS a partir de atividades lúdicas. Para nós, uma forma de alimentar a esperança, que vem sendo tão atingida nos últimos tempos, e continuar na busca de uma “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, através das ideias dessas/es pequenas/os cidadãs/ãos.20150914_135401.jpg

20150914_165548.jpg