ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ

19 votos

   No mês de setembro/ 2015, estão ocorrendo oficinas no 8° Distrito Sanitário (DS) do município de Maceió visando trabalhar o Acolhimento nas Unidades de Saúde. Estas atividades fazem parte do projeto piloto de reorganização da atenção à saúde no 8º Distrito Sanitário do município, que tem o objetivo de construir um novo modelo para a Atenção Básica (AB), envolvendo gestores, trabalhadores da saúde e comunidade. No contexto desse projeto, a Política Nacional de Humanização (PNH) tem como proposta um calendário de oficinas que ocorrerão nos meses de outubro/ 2015 e novembro/ 2015 nos quais pretende-se abordar o Fluxograma e a Clínica Ampliada.
   A discussão acerca do Acolhimento, diretriz da PNH, postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde, foi pensada dada sua importância para a construção de processos de trabalho e de cuidado integrais uma vez que favorece a construção de uma relação de confiança e compromisso dos usuários com as equipes e os serviços (BRASIL, 2010). O Acolhimento é ainda transversal à AB e aos princípios que a orientam: universalidade, acessibilidade e coordenação, vínculo e continuidade integralidade, responsabilização, humanização, equidade e participação social (BRASIL, 2007).
   Nas oficinas, a metodologia utilizada são as rodas de conversa que possibilitam “o encontro das ideias, a construção de consensos e a responsabilização dos participantes pela elaboração conjunta” (BRASIL, 2010). As rodas do 8° DS têm sido espaços de compartilhamento de ideias a respeito do Acolhimento, das estratégias e também das dificuldades para operacionaliza-lo. Além disso, os participantes têm colocado seus questionamentos e inquietações acerca dos processos de trabalho em suas unidades, em seus territórios, o que tem movimentado as rodas e provocado reflexões acerca do SUS e das possibilidades de melhoria do acesso ao sistema público de saúde.

acolhimento_pescaria.jpg

REFERÊNCIAS

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2007. 232 p. (Coleção Progestores – Para entender a gestão do SUS, 8).
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde /Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. 5. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 44 p. : il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde).