Paciente flagrado em atendimento no chão vai a óbito

6 votos

paciente_chao_2.jpg

Homem de 51 anos estava com quadro de hemorragia desde quinta-feira.
Assessor da SMS justificou inexistência de vagas na rede pública e privada.

O paciente Luiz Carlos Nascimento, de 51 anos, que foi flagrado recebendo atendimento médico no chão de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Uberlândia, faleceu na madrugada deste sábado (19). O homem diagnosticado com cirrose estava internado na unidade desde a última quinta-feira, com quadro grave de hemorragia.

O G1 entrou em contato com o assessor de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que informou, por telefone, que o paciente recebeu toda a assistência necessária dentro da UAI. Além disso, houve várias tentativas de transferência por parte da rede municipal, mas pela inexistência de vagas na rede pública e privada, não foi possível transferi-lo para um hospital.

A enteada de Luiz, Veridiana Pires, contou que o padrasto havia passado mal durante a noite e levado às pressas para a unidade do Bairro Planalto. Por causa da falta de leitos, o paciente foi atendido pelos médicos no chão e, posteriormente, colocado sobre algumas almofadas.

Nesta sexta-feira (18), a unidade tentou a transferência para o Hospital Municipal e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), mas não conseguiu. Depois de perder muito sangue pelas fezes e vômito, o paciente precisava receber cinco bolsas para transfusão, mas, após a segunda, sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu.

“Os médicos foram muito prestativos, disso não podemos reclamar. Só que se tivesse estrutura para que ele fosse atendido e transferido rapidamente, pode ser que ele conseguisse se recuperar”, disse Veridiana.

Precariedade

Nesta sexta-feira, o MGTV 2ª Ediçao exibiu uma reportagem mostrando a precariedade no atendimento em quatro UAIs da cidade como falta de medicamentos e pacientes sendo atendidos no chão ou amontoados nos leitos. Por causa da situação, os atendimentos não emergenciais nas UAIs dos bairros Tibery, Roosevelt e Morumbi foram suspensos temporariamente.

O secretário municipal de Saúde, Dario Rodrigues dos Passos, disse que a situação se agravou por causa da restrição no atendimento no HC-UFU.  A UFU marcou para a próxima segunda-feira (21) uma reunião com a Prefeitura de Uberlândia para tratar da situação da saúde pública no município, principalmente sobre o atendimento do Hospital de Clínicas para a região. Está prevista a participação vice-reitor, pró-reitores, o diretor-geral do hospital Miguel Tanús e representantes da prefeitura.

https://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/09/paciente-flagrado-em-atendimento-no-chao-de-uai-vai-obito-em-uberlandia.html