IDOSOS DE MANAUS REVIVEM HISTÓRIA NA ‘TENDA DO CONTO’

17 votos

tenda_1.jpg

MANAUS/AM – Foi uma tarde de muitas lembranças e boas histórias, cerca de 50 idosos do Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão (CECFMML), no bairro alvorada 1, zona Centro-Oeste de Manaus, participaram na tarde desta segunda-feira (21) da 1ª edição do projeto “Tenda do Conto”, que é um espaço destinado aos participantes contar suas vivências a partir de um objeto físico, como um vaso, retrato, disco ou vestido, por exemplo.

“Eu gosto muito de puder contar pra todo mundo minha história, me sinto melhor, parece que vivo de novo” disse a dona Damiana Araújo, 74, ela participa do grupo Alegria há pelo menos um ano e divide momentos de emoção com a turma. “Eu não era nem casada quando ganhei esse porta-palito da minha mãe, mesmo ela ter falecido há 10 anos, eu guardo com muito carinho” ressaltou a aposentada Ana Maria Santos, 71.

O projeto “Tenda do Conto” é desenvolvido pela psicóloga Mara Kramer que atua no acolhimento aos idosos do CECFMML e destaca a importância de atividades psicossociais para a qualidade de vida da pessoa idosa, “eles revivem na memória experiências gratificantes na trajetória de vida, exercitam também a partilha e a vivência em sociedade”.

Foram histórias encantadoras, desde momentos da época de criança até a vida de casal. Muitos contos acompanhados de emoção como é o caso da dona Clarice Dantas, que mostra um lindo vestido verde estampado, "na época eu sofri preconceito, todo mundo pegava no meu pé, só porque ele [vestido] era curto" sorrio a aposentada.

Além dos contos, uma tarde de lazer foi programada, os idosos aproveitaram um bingo com vários prêmios, música, dança e lanche. Todas as segundas -feiras atividades voltadas às pessoas da terceira idade são desenvolvidas pela equipe psicossocial do centro que fica localizado na Rua Loris Cordovil, S/N, Alvorada 1, Manaus.