Campanha SETEMBRO AMARELO – Falar de Suicídio pode salvar vidas. Compartilhe esta ideia!

12 votos

cartaz_-_setembro_amarelo.jpg

Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), por meio de suas respectivas comissões para o Estudo e a Prevenção ao Suicídio, tem envidado esforços para reduzir os trágicos números da mortalidade por suicídio em nosso meio. Foram doze mil óbitos em 2012, número certamente subestimado.

Um dos focos das comissões é a sensibilização da sociedade em relação à gravidade do tema. De fato o suicídio é um tema tabu, cercado por estigmas de origem histórico-cultural (para quem se interessar sugerimos a leitura de recente artigo publicado no Psychology Today) https://www.psychologytoday.com/blog/update-brazil/201508/suicide-it-s-time-break-taboos e a sensibilização e educação da comunidade certamente contribui para a prevenção e salva vidas.

O Programa de Prevenção de Suicídio fita amarela foi criado, como símbolo de vida e esperança, com objetivo de conscientizar a comunidade como um todo do grave problema de saúde pública que é o suicídio. A Fita amarela começou em resposta aos sinceros apelos de encontro/reunião científica familiares e amigos após a morte por suicídio de Mike Emme, em 1994, nos EUA. Palavras de ajuda e esperança foram colocadas em papel amarelo brilhante, e compartilhadas com adolescentes, o programa cresceu internacional. A fita amarela Brown County começou em 1997, e atualmente é presente em mais de 47 países.

O dia dez de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio e a sugestão da ABP como tema central em 2015 é: “Avançar para o Terreno e Salvar Vidas”. Como proposto pela campanha de 2015, essa ação não deve se limitar à rede de saúde, mas ir além dela, como um movimento que deve conscientizar a sociedade como um todo para colaborar na diminuição das taxas de suicídio, como símbolo de vida e esperança.

​Falar de Suicídio pode salvar vidas. Compartilhe esta ideia. ​