Democracia no SUS de Doutor Pedrinho SC!

15 votos

sus_238_de_238.jpg

O Município de DOUTOR PEDRINHO SC realizou no dia 22/05 sua conferência municipal de saúde.

sus_76_de_238.jpg

Esse ano, todos os municípios devem realizar suas conferências municipais para levantarem propostas a serem levadas para a Conferência Nacional de Saúde. O tema da Conferência é “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas”. Direito do povo brasileiro.

sus_175_de_238.jpg

Segundo a Secretária Municipal de Saúde Karim Denise Viviani, o número de participantes foi bem significativo. “A população ainda não tem consciência do quanto sua participação é importante, do quanto sua opinião faz diferença para o enriquecimento das ações”.

sus_91_de_238.jpg

A professora e doutora em Saúde Coletiva  da FURB, Sra. Judite Bertoncini Hannemann, proferiu a palestra magna, lembrando as conquistas e desafios acontecidos no SUS, desde que ele foi criado até os dias atuais.

sus_141_de_238.jpg

sus_164_de_238.jpg

A Secretária Karim, mostrou dados de produção ambulatorial, encaminhamentos de consultas e exames, e valores gastos com esses serviços. Doutor Pedrinho está investindo 20 a 21% de sua receita, na saúde pública. No ano de 2014, foi investido R$627,75 p/habitante. Lembra também que o município não tem hospital e nenhum outro serviço de saúde; então tudo é resolvido na Unidade de saúde central. “Tudo mesmo. Desde uma simples aferição de pressão, até a estabilização de um paciente enfartado. Temos uma equipe bem resolutiva e que veste a camisa da saúde com amor e dedicação. Agradeço todos os dias e eles”. Por esta razão também, gastamos muito com o Pronto Socorro. Muito mais do que poderíamos e gostaríamos. Isso também se deve a população, que procura o Pronto Socorro por qualquer motivo. Precisamos entender, que Pronto Socorro é para situações realmente graves e urgentes. Não para curar enxaqueca. “Precisamos entender que a responsabilidade dos gastos com o  dinheiro público, também é da população que usa o sistema. Quanto mais gastarmos com o Pronto Socorro, menos dinheiro vamos ter para novos investimentos em saúde”.

sus_94_de_238.jpg

Mas ainda assim os resultados são positivos na situação de saúde de DOUTOR PEDRINHO, diz a secretária. Enfatiza que DOUTOR PEDRINHO foi o primeiro município da região, que atingiu a meta da Campanha da Vacina Influenza , antes da prorrogação do prazo. Vacinamos 94.25% da população da faixa etária da vacina. E “poderíamos fazer muito mais com certeza mas o descaso do governo, tanto estadual, quanto federal com a saúde e educação desse país, chega as raias do ridículo.  Não temos uma política estadual de saúde, não temos verbas suficientes nos programas do governo federal e gastamos nosso precioso tempo, em preencher papéis, relatórios e planilhas sem retorno nenhum. O horror instalado nos grandes hospitais públicos desse país; gente em macas nos corredores, no chão, longas filas de espera para cirurgias e a vergonha também, de profissionais médicos, envolvidos em corrupção de órteses e próteses, como nunca visto. QUE DEUS TENHA PIEDADE DE TODOS NÓS, pobres cidadãos, que dependemos da saúde pública. Ao mesmo tempo, temos que enaltecer o SUS. Os trabalhadores do SUS desse país. Bravos guerreiros, que fazem muito, com muito pouco. Os municípios, que tentam de toda forma, cumprir o que determina a lei de responsabilidade fiscal, indo muito além de suas possibilidades.  O SUS É LINDO! SOU APAIXONADA POR ELE. Talvez a única política pública que, aos trancos e barrancos, está dando certo. Por favor governantes desse imenso país. Acreditem nele também. INVISTAM NELE DE VERDADE que aí sim, poderemos ter um país mais justo e mais humano”.

sus_93_de_238.jpg