Conferência Municipal de Saúde de Guabiruba SC: Vivendo a Democracia no SUS do Médio Vale do Itajaí

10 votos

conferecia_guabiruba.jpg

 

Desta vez os caminhos do SUS me levaram para o outro lado do mapa do vale: Guabiruba SC. Nome intrigante, cunhado pelos índios, de povo gentil e hospitaleiro, na sua maioria imigrantes italianos e alemães. Segundo a Wikipédia existem duas teorias sobre a origem do nome Guabiruba:

A primeira teoria é a de que o nome teria sido originário de índios Guaianazes que habitavam a região. Na época os indígenas foram surpreendidos por uma caravana de brancos e, a certa altura, um indígena, erguendo um peixe à beira do rio, gritou Guabirupé, que é o nome dado a este tipo de peixe.

A outra teoria, é que é um lugar onde os colonizadores queriam relaxar, ao mesmo tempo os trabalhadores procuravam peças de carro e tomavam suco de laranja.

Iniciamos a conferência com casa cheia, os gestores empenhados em sua tarefa juntamente com o conselho municipal de saúde e muitos usuários de várias as idades e classes sociais.

A jovem enfermeira Aline Deichmann realizou a abertura como a Presidente do Conselho Municipal de Saúde e fez os encaminhamentos da fala das autoridades.

Em seguida tivemos a grande apresentação do talento do SUS Matias Tiago Voss usuário do SUS de Guabiruba com a música Cana Verde.

 

Matias encantou a todos com sua arte e sua graça infantil.

Ao iniciar minha fala, desta vez experimentei o lugar da fala disparadora da conferência. Mas num ambiente informal e descontraído, buscando dialogar com os participantes. Com o foco na Defesa do SUS busquei levar a reflexão a importância de assegurarmos no exercício da democracia representativa os avanços já alcançados e os desafios diante de nós, incluindo certamente a humanização suas diretrizes e seus dispositivos, valorizando as experiências exitosas do SUS.

avancos_do_sus.jpg

Em seguida discorri sobre os eixos propostos para debate a partir do tema central: Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo Brasileiro.

Eixos:

I Direito à saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade.
II Participação Social
III Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde
IV Financiamento do SUS e Relação Público Privado
V Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde
VI Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS
VII Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS
VIII Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Além disso, esclareci também a cerca do modo como se constrói a conferência e a representatividade de seus participantes.

delegados.jpg

Ao final, mas não menos importante, apresentei aos participantes a RedeHumanizasus como um espaço de mobilização e compartilhamento de experiências exitosas e continuidade do debate e da conversa. assistimos ao vídeo de apresentação e navegamos um pouco pela rede, mostrando o Show de Talentos do SUS que aconteceu em Pomerode enfatizando a participação de Guabiruba.

rhs_.jpg

guabiruba_na_rhs.jpg

Reveja a apresentação dele no Show de Talentos do SUS que aconteceu em Pomerode:

 

 

 

 

Naquela ocasião tivemos a participação também de outros talentos do SUS de Guabiruba, mas que deste vez não puderam se apresentar: Paródia de Guabiruba A equipe de saúde do ESF São Pedro foi a vencedora de um concurso realizado no município de Guabiruba com a paródia da música: Balão Mágico abordando a temática de HIV/AIDS.Teclado de Guabiruba Willian Demate é usuário do SUS de Guabiruba com a música Gospel Espelho Mágico.