04 de Outubro – Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

9 votos

No dia 4 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro comemora no Parque Madureira o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde.

 
O ACS é o profissional que desenvolve ações que buscam a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à Unidade de Atenção Primária à Saúde. O elo entre o ACS e a população adscrita é potencializado pelo fato do ACS morar no bairro.
 
    Tem como atribuição o exercício de atividades de promoção da saúde, prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde por meio de visitas domiciliares e ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob normatização do município e do Distrito Federal, de acordo com as prioridades definidas pela respectiva gestão e as prioridades nacionais e estaduais pactuadas.
 
    O ACS utiliza instrumentos para diagnóstico demográfico e sócio-cultural das famílias adscritas em sua base geográfica definida, a microárea. Estes instrumentos são o cadastro atualizado de todas as pessoas de sua microárea e o registro para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde. A partir daí ele é capaz de orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis e de traduzir para as Unidades de Atenção Primária à Saúde a dinâmica social da população assistida, suas necessidades, potencialidades e limites, bem como identificar parceiros e recursos existentes que possam ser potencializados pelas equipes.
 
    O ACS desempenha um papel chave na Estratégia de Saúde da Família, estando presente tanto em comunidades rurais e periferias urbanas quanto em municípios altamente urbanizados e industrializados. O ingresso desse trabalhador no SUS dar-se-á por meio de processo seletivo público (EC 51) ou por concurso público.
 
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 5h às 22h.
Entrada Franca 
Ponto de referência: A entrada principal do Parque Madureira fica atrás do Madureira Shopping.
 
Como chegar
 
De trem
• Pegar o trem do ramal de Belford Roxo na Central do Brasil e saltar na estação Mercadão Madureira 
 
De ônibus
Linhas de ônibus regulares saem do Centro da cidade em direção a Madureira. Algumas delas são:
• 254 – Praça XV – Madureira
• 261 – Praça XV – Marechal Hermes
• 277 – Praça XV – Rocha Miranda
• 298 – Acari – Castelo
• 355 – Tiradentes – Madureira
 
LOCALIZAÇÃO
Bairro: Madureira
Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira Rio de Janeiro – RJ, 21351-080, Brasil ‎