Livro sobre segurança do paciente ganha versão digital gratuita

10 votos

pro.png

 

Apresentar iniciativas de melhoria de qualidade que estejam, também, associadas a um ganho econômico em sistemas de saúde, contemplando suas diferentes fases, desde a concepção à avaliação, é o tema central do livro Melhoria de qualidade que agrega valor – o cuidado de saúde, publicação do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis/Icict/Fiocruz), que agora ganha versão em PDF.

“A versão PDF permite que esta obra, que tem tido muita procura entre os profissionais da área de saúde de países lusófonos, esteja disponível num formato mais conhecido e acessível a esse público”, explica Paulo Sousa, um dos coautores da versão em português da publicação, coordenador do Mestrado de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL) e colaborador do Proqualis.

“O livro é uma adaptação da versão original de John Ovretveit, publicada em 2009. O convite para organizarmos uma edição em português nos foi feito pelo próprio autor, que nos cedeu a versão original para tal fim”, explica Claudia Travassos, coautora da versão traduzida e adaptada, coordenadora do Proqualis e pesquisadora titular do Laboratório de Informações em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz).

A obra está estruturada em três partes, cada uma composta por três capítulos. A primeira parte aborda a identificação e a caracterização de áreas e problemas com necessidade de melhoria. A segunda parte foca em aspectos de implementação das melhorias e nos fatores que as influenciam, como o contexto, a liderança, os incentivos. Por fim, a terceira parte destaca a importância de se medir os resultados das mudanças e a forma de medi-los. Apresenta também meios para garantir a sustentabilidade e a disseminação da melhoria de qualidade que agrega valor.

Acesse o link para baixar a publicação no formato que preferir (EPUB ou PDF) aqui.