Fiocruz inova mais uma vez e cria newsgame sobre Acesso Aberto

10 votos

“Jogo do Acesso Aberto”, feito por profissionais do Instituto, foi apresentado durante a VI Confoa, na Bahia
Alinhado à Política de Acesso Aberto da Fiocruz, o Icict/Fiocruz inovou e criou um produto para atingir o público em geral e incentivar o debate sobre Acesso Aberto: o newsgame “Jogo do Acesso Aberto”. O pré-lançamento foi realizado durante a VI Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto – Confoa 2015, que está aconteceu em Salvador (Bahia), de 4 a 7 de outubro.
Simples e direto, o Jogo do Acesso Aberto, que terá brevemente versões em espanhol e inglês, foi criado “de forma a despertar interesse também do público leigo, a fim de que possam conhecer mais sobre esta questão tão importante, mas que para grande parte da população não é muito palpável”, explica Marcelo de Vasconcellos.
A ideia do jogo virtual que enfocasse o Acesso Aberto surgiu a partir de artigo intitulado “O caso do Ebola na Libéria” (Don't Think Open Access Is Important? It Might Have Prevented Much Of The Ebola Outbreak), publicado no site TechDirt em abril desse ano. “O Acesso Aberto é importante, principalmente na Saúde, onde literalmente contribui para salvar vidas. O artigo ilustra a questão”, explica Marcelo de Vasconcellos.
O pré-lançamento na VI Confoa não poderia ter sido mais bem sucedido. Instituições brasileiras e portuguesas querem divulgar o newsgame como estratégia de conscientização da causa do Acesso Aberto.
Em novembro próximo (de 25 a 27/11), durante o Encontro Internacional de Acesso Aberto, que será realizado na Biblioteca de Manguinhos, o “Jogo do Acesso Aberto” será apresentado para a comunidade científica internacional e nacional.
Para ler a matéria completa, obter mais informações e acessar o "Jogo do Acesso Aberto", clique aqui