A IMPORTÂNCIA DOS PSICÓLOGOS JUNTO À ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

14 votos

É importante destacar que no Brasil a Psicologia, enquanto ciência tem mais um século, porém se encontra regulamentada como profissão há 53 anos. Sabe-se que a formação em Psicologia é muito abrangente, compreendendo desde as mais distintas doutrinas as quais servirá de subsídio para sua atuação até as distintas áreas em que pode atuar, o universitário passará no período de estudos por diversas disciplinas e atividades, as quais lhe proporcionarão os referenciais e instrumentais para uma atuação adequada profissionalmente.

Os princípios da interdisciplinaridade, o que considera além das equipes, também as pessoas e as suas especificidades, estão alcançando a cada dia uma abrangência na área da saúde. Distintos fatores vêm contribuindo para tal evento. Desde as mudanças nos sistemas de saúde, que passa a ter maior preocupação com os programas para prevenção, deixando aquela ideia de se preocupar apenas quando o fato concretiza e passando a trabalhar com a prevenção e conscientização com os cuidados com a saúde, desde a infância, ou seja, há maiores investimentos e preocupação em relação à questão saúde – doença, focando a prevenção em vários aspectos, aqui trabalhado a questão da psicologia.

A atenção básica pode ser uma ótima via para a promoção da saúde bem como por motivos econômicos e que o psicólogo tem um papel fundamental nesse processo. As atividades psicológicas de maior frequência nas UBS são: a psicoterapia de adulto, o psicodiagnóstico, a ludoterapia, a orientação a gestantes e hipertensos; sendo a psicanálise a orientação teórica mais presente.

Percebe-se dessa forma que hoje em dia, os princípios da interdisciplinaridade, o que considera além das equipes, também pessoas e as suas especificidades, estão alcançando a cada dia uma abrangência na área da saúde. Distintos fatores vêm contribuindo para tal evento. Desde as mudanças nos sistemasde saúde, que passa a ter maior preocupação com os programas para prevenção, deixando aquela ideia de se preocupar apenas quando o fato concretiza e passando a trabalhar com a prevenção e conscientização com os cuidados com a saúde, desde a infância.

Além da diversidade de novas oportunidades e áreas de conhecimentos inseridas no sistema da área da saúde desde a Psicologia, passando pela Nutrição, Terapia Ocupacional, dentre outras.  Também o trabalho preventivo junto às esferas familiar, profissional e social ao recorrerem ao sistema de saúde pública.

Diante do exposto conclui-se que o psicólogo precisa avaliar sua atuação por ângulos distintos, uma vez que se encontra inserido em uma política que está a construir sua estrutura e organização. Além disso, necessita estar atento aos rumos e trajetória da sua profissão, no intuito de buscar referências, claras e operacionais, que estabeleçam quais suas atribuições e competências nesse espaço.

Marcelo Gonçalves da Silva
Acadêmico do curso de Psicologia no Centro Universitário da Grande Dourados – MS