HOSPITAL ESCOLA UFPEL PROMOVE UM DIA DE LAZER

12 votos

07.jpg

No último sábado (10), a rua Professor Araújo foi colorida por brinquedos infláveis, desenhos e sorrisos de todas as idades. Em comemoração ao Dia da Criança e ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, celebrado sempre no segundo sábado de outubro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, filial Ebserh, fechou a quadra em frente à instituição e desenvolveu diversas atividades para seus pacientes, acompanhantes, funcionários e quem mais comparecesse.

Além das atividades na rua, o HE disponibilizou salas para atividades como maquiagem, corte de cabelo, zumba e sessão de cinema com o filme “Até que a sorte nos separe”. Juntamente com a ação, aconteceu mais uma edição do Brechó para arrecadar fundos para o Day Care, espaço que será desenvolvido em anexo ao prédio do Centro Regional de Cuidados Paliativos, um ambiente para celebrar a vida, focando nos cuidados que vão além da doença.
“A data possibilitou um momento de integração e sensibilização dos diversos envolvidos juntamente com o público alvo, que eram as crianças e os pacientes em cuidados paliativos”, disse a superintendente do HE, Julieta Fripp. Durante as atividades na rua, crianças e adultos puderam desfrutar de doces, pipoca, sucos, refrigerantes e outras diversas guloseimas. Os pequenos se divertiram nos brinquedos infláveis, desenharam no chão, pintaram o rosto ou até desenvolveram atividades lúdicas promovidas pelos cursos de Terapia Ocupacional e de Educação Física. Apesar do clima instável, o evento trouxe diversas pessoas ao local, inclusive pacientes do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI) e pequenos da creche da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.
A festa foi organizada por voluntários e funcionários trajados de verde, para a identificação da equipe. “É muito bom ver as crianças felizes. Com uma atitude tão simples fazer com que as pessoas se sintam bem”, disse a voluntária Juliana Carvalho Bittencourt. Além das crianças e pacientes, os funcionários tiveram um tempo para aproveitar a festa, fazendo maquiagem, comendo bolo ou até trazendo seus filhos para participar da diversão, descansando da rotina diária de trabalho. “Me sinto ótima, pareço uma menina de 20 anos”, brincou a técnica de enfermagem do PIDI Maralise Ludtke, depois da seção de maquiagem.
O evento realizado pelo Hospital Escola teve o apoio do Grupo de Humanização, Grupo de Amigas do HE, Pizzaria e sorveteria Tamaju, AmBev, Mary Kay, Extractus Manipulação e Cosméticos, cabeleireiros voluntários e Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos.

15.jpg