Mutirão do Lucy Montoro atende 175 pacientes

9 votos

logo-lucymontoro.png

A unidade de Jaú da Rede de Reabilitação Lucy Montoro faz mutirão de equipe técnica itinerante. Ao todo, 175 pacientes pré-agendados dos 68 municípios atendidos pela sede irão passar por moldagem e receberão equipamentos – órteses, próteses e meios auxiliares de marcha, como cadeiras adaptadas.

Promovido mensalmente, o mutirão não era realizado desde abril pela não renovação contratual com a Irmandade de Misericórdia do Jahu, que é a gestora administrativa da unidade.

A auxiliar de coordenação administrativa da sede jauense da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Danielle Urbanetto, explica que os mutirões são realizados apenas para questões de adaptação, uma vez que equipe técnica vem de São Paulo para prestação do serviço.

São oferecidas próteses, órteses – equipamento que dá suporte ou funcionalidade para um membro existente que perdeu sua função – e meios auxiliares de marcha, como as cadeiras adaptadas moldadas ao corpo do paciente para evitar progressão de deformidades.

O farmacêutico José Francisco Theodoro Pinheiro, 47 anos, recebeu sua cadeira adaptada em virtude do gigantismo. Com o equipamento, ele terá mais conforto e qualidade de vida.

Gratuito

Todos os equipamentos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. A aposentada Zelândia Vicentini, 75 anos, veio de Botucatu para revisão e recebimento de órtese, que irá ajudar na movimentação das pernas. “Fiquei praticamente um ano sem me movimentar por causa de problemas nos pés ocasionados pela paralisia infantil”, comenta. (ACM)