Iniciativa Melhor em casa José de Freitas: implantação de uma nova forma de fazer saúde é premiada

14 votos

No período de 6 a 8 de agosto (2015) aconteceu  a 12ª  Mostra Brasil Aqui tem SUS, premiando uma experiência por região do País.

melhor_em_casa_foto.jpg

Desde 2003 o CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – abre espaço em seus congressos nacionais para a Mostra de experiências bem sucedidas no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde dos 26 Estados brasileiros.

A Mostra se deu por meio da apresentação de pôsteres e vídeos, em  rodas de conversa, possibilitando que os participantes e os autores de iniciativas discutissem suas realidades e diversidades municipais, e compartilhassem os projetos e iniciativas do “SUS que dá certo”, numa perspectiva de estimular o intercâmbio entre os municípios e fortalecer a busca de soluções na implementação do sistema local de saúde.

O município de José de Freitas, foi o premiado entre os municípios do Nordeste com a iniciativa Melhor em casa José de Freitas: implantação de uma nova forma de fazer saúde. O município fica localizado ao norte do Estado do Piauí, e possui uma população de aproximadamente 35.000 habitantes.

Vale reforçar que em cada Região do país, foi escolhida uma única iniciativa para premiação por temática. Foram inscritas 157 experiências na temática Atenção Básica.

A experiência exitosa, em um ano de implantada, já ajudou cerca de 500 usuários em quase 3 mil visitas realizadas por uma equipe formada por médico, enfermeiras, fisioterapeutas, técnicas de enfermagem, psicóloga, nutricionista e assistente social, que  prestam atendimento no domicílio de pacientes que precisam de cuidados.

O Melhor em Casa é um programa do SUS integrado às Redes de Atenção à Saúde, e tem como objetivo levar atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.

os_numeros_da_mostra.png

Saiba mais sobre a experiência, acessando o link:

https://www.conasems.org.br/index.php/comunicacao/ultimas-noticias/4124-melhor-em-casa