Assistência Farmacêutica

17 votos

   Creio que o Programa Farmácia Popular tenha sido o ponto central da aula e o que mais chamou nossa atenção por ser um destaque na assistência farmacêutica e, ainda que exista inúmeras falhas na sua execução, é o que vemos presentes e divulgados na mídia, uma realidade mais presente do nosso cotidiano.
   Observo alguns familiares falarem (entre expressões de alegria) que vai pegar o remédio no posto ou que conseguiu! deu certo! é uma atitude singela mas que dá a nós, futuros gestores, uma ponta de esperança, que é possível fazer as engrenagens funcionarem corretamente. Programas como esses facilitam o acesso da população ao acesso do fármaco de uso contínuo, demonstra que, ainda que insuficiente, a população está tendo algum retorno daquilo que foi pago, provoca uma sensação de bem-estar, o que é totalmente válido quando tratamos de saúde.   Quando estudamos mais a fundo a assistência farmacêutica e pesquisamos sua presença na mídia, vemos que a cada dia o governo dá menos importância, menos subsídio para os programas pertinentes, como é o caso da farmácia popular, levando em considerações a existência outros programas que trabalham no mesmo eixo, mas não ter verba que alimente esse programa reduzirá o acesso da população aos medicamentos e, com isso, aumentar mais ainda a bola de neve do setor saúde.
  As consequências de manter um programa desse nível resulta também em ações positivas para o governo, como por exemplo a redução dos gastos com a compra de medicamentos além da redução da quantidade de internações decorrente do abandono do tratamento. Desta forma, se faz necessário a permanência e o investimento de programas como este e como futuros gestores, teremos o papel de demonstrar essa importância ao governo e, os resultados imediatos podem ser "mínimos" quando comparado aos reflexos causados por eles nos demais setores da saúde.