PESQUISA DE MESTRADO – IMPLANTAÇÃO DE COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DE MATERIAIS HOSPITALARES

8 votos

pregao-mat-hospitalar.jpg

IMPLANTAÇÃO DE COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DE MATERIAIS HOSPITALARES NO PREGÃO ELETRÔNICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: Pré-requisito para Controle de Qualidade.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA NO ESPAÇO HOSPITALAR – MESTRADO PROFISSIONAL

MESTRANDO: FABIO VILAS GONÇALVES FILHO

ORIENTADOR: PROF. DR. WILIAM CÉSAR ALVES MACHADO

QUESTÕES NORTEADORAS

Entende-se que o presente estudo venha oferecer subsídios para formação da Comissão de Padronização dos Materiais Hospitalares, de forma a responder as seguintes questões norteadoras:
1) As aquisições de materiais hospitalares realizadas no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, em Sistema de Pregão Eletrônico, atendem aos princípios de segurança e a qualidade para os pacientes e profissionais de saúde?
2) Os procedimentos de solicitação e testagem de amostras no curso do Pregão Eletrônico asseguram vantagens em termos de garantia, qualidade e segurança dos produtos adquiridos?
3) A implantação de uma Comissão de Padronização de Materiais Hospitalares poderia ampliar garantias de segurança e de qualidade dos produtos?

OBJETIVOS

• GERAL:
Propor a implantação de comissão de padronização de materiais hospitalares no Pregão Eletrônico no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, como medida de controle e avaliação nos processos de aquisição de materiais utilizados nos procedimentos diagnósticos e terapêuticos da instituição.
• ESPECÍFICOS:
Identificar os desdobramentos do Pregão Eletrônico no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, nos processos de compras de materiais, referentes à avaliação da qualidade dos produtos e os riscos de segurança a que ficam expostos seus usuários (pacientes e profissionais).
Analisar os Pareceres Técnicos emitidos pelos profissionais de saúde do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle,  no concernente às avaliações favoráveis e desfavoráveis das amostras aleatórias de determinados produtos oferecidos pelos fornecedores, com vistas na identificação da relação entre essas analises e o prazo para o término do Pregão Eletrônico;
Propor um protocolo/fluxo de implantação da Comissão de Padronização de materiais hospitalares, como facilitador de todo o processos de compras de material.