Apoio Institucional

8 votos

Pautado pelos princípios da política de humanização do sus, o apoio institucional é um método de intervenção e analise no campo das políticas públicas .Habitualmente anexo a consultoria técnica e subsidio a instituições governamentais. Ocorre pela pelo contrato entre os emissários dos órgãos oficiais e o ministério da saúde, onde são delineados ações, investimentos e metas.

A elaboração e inserção do apoio institucional teve inicialmente dois enfoques:  apoio à gestão descentralizada e apoio à modificação dos modelos de gestão e atenção. Realiza-se o apoio na experimentação e problematização da metodologia resolutiva dos processos e problemas do sistema de saúde, onde prevalecem ainda relações verticalizadas que inibem arranjos democráticas e inclusivo nas nos processos e serviços de saúde, o apoio institucional é uma contraposição ao modelo verticalizado,normativo e prescritivo.

Ao contrario das consultorias tradicionais, o apoiador se compromete não somente com a direção e superiores da sua instituição de origem, mas com as equipes, trabalhando em conjunto com as mesmas ao em vez de subjuga-las, seu trabalho é amparar além da analise processual, na criação de ações e projetos de intervenções.

Saiba mais

https://www.youtube.com/watch?v=s9nMXL6X_dY
https://www.scielo.br/pdf/icse/v18s1/1807-5762-icse-18-1-0895.pdf
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232011001300029&script=sci_arttext