HGV realiza a sua IV Semana de Humanização

13 votos

hgv_1_0.jpg

Terminou nesta sexta-feira (13) a IV Semana de Humanização do Hospital Getúlio Vargas (HGV), com o tema: Gestão Participativa: A construção de novos e diferentes saberes. Durante três dias, trabalhadores, gestores e usuários discutiram sobre gestão participativa, Comunicação e Saúde e  sobre a Função da PNH no desenvolvimento de uma cultura de melhoria continua. A diretora do HGV, a enfermeira Clara Leal explica que o evento teve como objetivo fortalecer a humanização e a melhoria da qualidade do atendimento.

A abertura foi no auditório do Hospital, com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa; diretora do HGV, Clara Leal; Telmo Mesquita, coordenador estadual da Rede de Urgência e Emergência (RUE); e da coordenadora do Comitê Estadual de Humanização, Ana Maria Eulálio. O técnico de enfermagem, Luís Francisco, representou todos os servidores na mesa de honra.

“Ações de valorização dos trabalhadores são sempre bem-vindas e o resultado acaba refletindo no atendimento à população. O funcionário valorizado e satisfeito com o seu trabalho tem maior disposição em atender o paciente e prestar um atendimento mais humanizado, com apoio e atenção permanente. Quando vejo o HGV se preocupando e priorizando o tema, fico feliz“, disse o secretário Francisco Costa.

Para a diretora Clara Leal, a humanização deve ser uma prática constante, pois é uma forma de respeito tanto para os usuários quanto os profissionais. “Humanizar é respeitar o outro e, esse outro, é o profissional, o usuário e o gestor. Por isso, todos os processos que visem a qualidade do cuidado e um atendimento humanizado devem ser valorizados", enfatizou a diretora.

Durante a programação, o psicólogo clínico Antônio Roldão proferiu a palestra Fortalecimento da Gestão Pessoal na Busca de Excelência Profissional. Baseada na Ferramenta milenar que desvenda a personalidade humana, conhecida como  Eneagrama, ele explica que não existe receita pronta para melhorar o relacionamento na gestão, o que existe são possibilidade de conhecimento de si mesmo para melhorar o relacionamento com o outro. “Conhecer a si mesmo, é o melhor caminho a percorrer para melhorar com o outro e reconhecer o outro”.

A coordenadora do Comitê Estadual de Humanização, Ana Maria Eulálio, apresentou o tema: A Função da PNH no desenvolvimento de uma cultura contínua. A professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Lúcia Vilarinho, discutiu sobre a difícil tarefa “Acolher e Cuidar”: Dimensões da Integralidade em Saúde”.

Trouxemos também para a discussão, a Comunicação e Saúde. Para a professora da área de Comunicação da UFPI, Samantha Castelo Branco, "a comunicação auxilia a conviver de forma harmônica e colaborativa, pois o usuário passa a conhecer melhor os seus direitos e passa a participar mais do tratamento e, consequentemente todo o processo fica mais fácil". 

Além das palestras, grupos culturais também se apresentaram durante a Semana como a orquestra de violões da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e a apresentação do Grupo Mama que Dança da Fundação Maria Carvalho Santos. O Grupo Mama que Dança é composto por mulheres que venceram o câncer de mama e resolveram dançar e levar a vida de uma forma mais leve.