Exemplo de experiência de Apoio Matricial

16 votos

 mai_clinica_femina_botom_nucleo_seguranca_paciente_110515-02.jpg

O desenvolvimento de estratégias de segurança do paciente no Brasil depende da elaboração de planos locais de qualidade com ações monitoradas por indicadores, gerido por uma instância “núcleo” responsável, onde utilize protocolos e diretrizes. (BRASIL,2014)

 Esses núcleos foram instituídos através da resoluação nº36 do Ministério da Saúde. O Núcleo de Segurança do Paciente tem por competências: promover ações para a gestão de risco no serviço de saúde; desenvolver ações para a integração e a articulação multiprofissional no serviço de saúde; promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos propondo ações preventivas e corretivas; elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde; acompanhar as ações vinculadas ao Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde; implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores; entre outras; (BRASIL, 2013)

 O apoio matricial acontece a partir do momento em que esses núcleos são criados, e profissionais do próprio serviço são especializados em segurança do paciente pela Fiocruz para fazer esse apoio ao serviço. Seu maior objetivo é melhorar a qualidade do serviço através de estratégias de auditorias relacionadas às metas de segurança do paciente preconizadas no Programa Nacional de Segurança do paciente (PNSP).

 Os profissionais do núcleo são empoderados do trabalho, possuem autonomia. São além de formuladores de práticas, executores do trabalho. E por fazerem parte desses dois processos passam a ter a capacidade de análise e intervenção em cada caso. Podendo provocar mudanças importantes nas relações entre os profissionais de saúde e esses processos de segurança do paciente, colaborando na implantação de novas e melhores práticas que almejam alcançar a qualidade dentro do hospital.

 

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde. Documento de Referência do Programa Nacional de Segurança do Paciente/ Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.- Brasília: Ministério da Saúde. 1ª edição. 2014.
BRASIL, Ministério da Saúde. Resolução nº36, 25 de julho de 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0036_25_07_2013.html. Acesso em: jun, 2015a.