Escola Popular de Saúde do Morro Azul – RJ

12 votos

Ao atuar como Auxiliar de Controle de Endemias pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, constatei a necessidade de elaborar um projeto que ajude na atenção às necessidades de saúde da população carioca, em especial a população que habita a comunidade do Morro Azul no bairro do  Flamengo – RJ.
           Trata-se de um trabalho diferenciado que busca transformar a qualidade de vida dos moradores dessa comunidade trabalhando sob uma perspectiva educação popular utilizando métodos pedagógicos de Paulo freire, que diz: ”Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes” como também as concepções médicas da Dra. Nise da Silveira, segundo ela: “Cada louco é um artista, cada artista e um ser humano e cada ser humano, um universo” Assim a Roda Dialógica e o Afeto catalisador norteiam o desenvolvimento do trabalho.
             Tendo como base este dois mestres, busco desenvolver um trabalho que focasse não a doença, mas principalmente à Saúde. Para tanto, foram feitos levantamentos históricos sobre a origem da comunidade levando em consideração não somente os conteúdos acadêmicos relatados em livros de história, porém e, sobretudo, levando-se em consideração os relatos feitos pelos moradores mais antigos, estes que são verdadeiras testemunhas vivas de uma época.  Com este trabalho foi possível entender e valorizar a cultura da comunidade.
              Deste modo, procuro estabelecer parcerias  com a Associação de Moradores, a FIRJAN, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Creche Casulo Padre Aleixo, entre outras instituições.
            É importante lembrar que, considerando-se este bom relacionamento com essas instituições e os membros da comunidade foi possível mobilizá-los para a realização de varias atividades em busca de uma melhor qualidade de vida na comunidade do Morro Azul.
               Dessa forma, a intersetorialidade, Participação social e informações são usadas a mais de seis anos no meu dia-a-dia de trabalho.

Atualmente Vera Lembo é a minha parceira nesse projeto. Sem esquecer dos meus companheiros do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde.

 

Foto da EPS Morro Azul.

 

Vejam algumas das nossas atividades na UPAC.  www.upac.com.br

nccsrio.blogspot.com.br

Abç.

Aldecir Costa