Atenção Especializads – Conceito e Opinião

17 votos

      A atenção especializada inserida no contexto da saúde têm desenvolvido um conjunto de ações associados a práticas e conhecimentos que são limitada pela execução de processos de trabalho que possuem em sua composição tecnológicas. Uma rede de atenção especializada regionalizada se faz necessária para a garantia de uma atenção diferenciada.
      De acordo com a literatura, é existente a citação de autores referente a política nacional de alta complexidade que, entre outras palavras, possui em seu eixo principal a inserção da população em serviços que envolvam tecnologia qualificada e levando em consideração a união com os outros níveis de atenção, sendo eles atenção básica e média complexidade.
      Desta maneira, torna-se válido destacar que a média complexidade é considerada um dos principais problemas para o sistema de saúde, conseqüência da pulverização da atenção básica, ocorrendo, portanto, o aumento da demanda da atenção primária além do dispêndio de tempo e dinheiro para que o cidadão seja atendido de forma rápida e no local correto, levando em consideração que a atenção primária é a porta de acesso principal do usuário aos serviços de saúde.