Na rua se pede de tudo, mas eu nunca tinha ouvido sobre um par de meias…

8 votos

morador-de-rua-3d-1328202112-thumb-800x500-130603.jpg

Naquele dia, eu não queria ter ido ao trabalho. Era mais uma manhã após uma noite insone. Dias e noites consecutivas de um cansaço que me tiravam a vida. Eu me sentia miserável por dentro.

Como tudo na vida uma hora faz sentido, eu sabia que alguma lição haveria de vir com aqueles dias. Eu estava cansada das dores escondidas. E quando estava saindo, meu filho me disse: “Um morador de rua me pediu uma meia. E eu queria levar um cobertor pra ele também”. Eu questionei se ele levaria só isso e então ele me mostrou uma sacola, onde já havia colocado uma calça, uma blusa, frutas e pães. Eu me senti tão tocada por aquelas breves informações, que eu queria poder parar o tempo para entender: “Como aquele morador de rua te pediu um par de meias? Como foi isso? Ele te parou na rua do nada e pediu? Como foi? Como ele sabia que você se importaria?”.

Na rua se pede dinheiro, moedas, comida, cigarro e bebidas, mas eu nunca tinha ouvido sobre um par de meias. E me lembrei dos meus próprios pés, quando gelados, que me tiram a paz e o sono, me tornando apenas um corpo frio e desconfortável. Como seria, na rua, não ter um par de meias numa noite fria? Pensei naquela que acredito ser a pior dor de todas: a fome. Uma dor que debilita primeiro o corpo, em seguida a mente e por último a alma. Dor que moradores de rua também vivenciam. Tantas coisas passaram pela minha cabeça naqueles poucos minutos entre a minha ida ao trabalho e a saída do meu filho até o destino daquele dia, onde no meio do caminho se encontraria com o morador de rua para entregar o par de meias prometido.

Quem faria isso no dia seguinte? Meu filho faria. Mas como o morador de rua poderia saber disso? Eu passei o dia no trabalho com a sensação de estar no lugar errado e vivendo uma vida errada. Na correria do meu dia-a-dia, não havia espaço nem para saciar as minhas dúvidas do momento, e menos ainda para ver a beleza daquele reencontro: tão raro, espontâneo, profundo, anônimo e indiferente na sociedade que habito.

Naquela mesma semana, um cachorro de rua me presenteou por três dias seguidos na entrada de meu trabalho. E por três vezes seguidas pude dar meu pão para que ele se alimentasse. Seus olhos famintos e agradecidos me permitiam acreditar que havia feito algo verdadeiramente humano em todo o meu dia. Porque apesar de não ter o corpo debilitado pelos pés gelados como o morador de rua, ou pela fome de tantos, que me pesam a alma, meu espírito parecia estar debilitado por um tempo.

A autoconfiança havia me deixado, dando lugar às mágoas, saudades e tristezas. Dias que felizmente se foram, mas que eu não me esqueci. Sinto saudades do meu filho por ele não estar aqui. E imagino se algum dia puder reconhecer o morador de rua com suas roupas, numa lembrança viva de uma de suas mais fortes e importantes características: a solidariedade. Uma atitude capaz de aquecer os pés frios de um morador de rua. E uma alma que estava vazia. A minha.

https://lounge.obviousmag.org/reading_terapia/2015/11/um-par-de-meias-para-o-morador-de-rua.html?utm_source=obvious+newsletter&utm_campaign=05cb79f009-MAILCHIMP_DAILY_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_7d1f58ded8-05cb79f009-213472985&goal=0_7d1f58ded8-05cb79f009-213472985