Organização dos serviços de saúde

13 votos

organizacao.gifA organização serve como uma maneira de agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Esse modelo de organização fundamenta-se entre trabalho intelectual e manual, na valorização da autoridade, da disciplina e da direção com subordinação da maioria às decisões da gerência; estruturas rigidamente hierarquizadas, onde o apego a regras, normas e regulamentos rege o trabalho.
A organização pode ser divida em verticalizada, horizontalizada gerencial, e a transversalidade dos serviços. A primeira é a hierarquização no serviço, onde cada profissional fica responsável pelo seu setor sem ter a comunicação entre os serviços. O segundo não tem a presença nos níveis hierárquicos, onde é valorizado o saber técnico. O terceiro cria meios de interligar a verticalidade e horizontalidade visando superar os dois anteriores tende a se realizar quando uma comunicação máxima se efetua entre os diferentes níveis e nos diferentes sentidos.
As principais correntes de análise da organização em saúde, foram fundamentadas em três correntes que são: funcionalismo, materialismo-histórico e novas correntes.

organizacao_2.png