Homofobia: na Alemanha querem prevenir. No Brasil quem não quer?

9 votos

Telmo Kiguel

Médico psiquiatra

Psicoterapeuta

Como a Alemanha diminuiu o preconceito contra homossexuais e por que o Brasil não fez o mesmo?

Ainda na década de 1990, a Alemanha dava um importante passo em direção ao combate do preconceito contra homossexuais ao lançar uma cartilha para as crianças explicando que uma relação entre pessoas do mesmo sexo é tão normal quanto uma relação de pessoas de gêneros opostos.

No Brasil, houve uma tentativa de se lançar uma cartilha educacional com o mesmo intuito.

No entanto, após duros ataques da mídia que a apelidou de “kit gay” e de manifestações de deputados no Congresso Nacional, o material instrutivo que sairia pelo Ministério da Educação não saiu do papel, e o país amarga a posição de um daqueles com maiores casos de homofobia no mundo.

Revista em quadrinhos ajuda a diminuir o preconceito contra gays na Alemanha

Os alemães encontraram uma forma muito eficaz de fazer com que as crianças se interessem pela leitura e assim ainda recebam uma mensagem de tolerância, aceitação e respeito por casais homoafetivos.

Através de uma revista em quadrinhos intitulada “Daddy’s Roomate”, que em tradução literal significa “O Colega de Quarto do Papai”, a Alemanha foi um dos primeiros países europeus a investir em conscientização de crianças para formar gerações menos preconceituosas em relação aos homossexuais.

Com redação impecável e frases simples, a história conta o amor entre um homem divorciado e seu parceiro. O exemplo expõe a verdade: “homossexualidade é apenas uma forma de amor, e que o amor é a única maneira de ser feliz”.

Abaixo, você pode conferir alguns trechos traduzidos da publicação alemã.awebi-cartilha-explica-homossexualidade-1.jpgawebi-3-cartilha-explica-homossexualidade-3.jpgawebi-2-cartilha-explica-homossexualidade-2.jpgawebi-4-cartilha-explica-homossexualidade-4.jpgawebi-5-cartilha-explica-homossexualidade-5.jpg

Fonte: awebic.com

Nota: texto correlato publicados no blog Saúde Publica(da) ou não :
Religião e laicidade: discriminação e violência.