Ato em defesa do SUS abre 15ª Conferência

15 votos

foto-ato-01-604x270.jpgMilhares de manifestantes defendem o Sistema Único de Saúde (SUS) na Esplanada dos Ministérios na tarde desta terça-feira (1), no Ato Público que abre, em Brasília, a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS). Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e pela Frente em Defesa do SUS (ABRASUS), a marcha segue em direção ao Congresso Nacional.

Além da ampliação das fontes de financiamento do SUS, historicamente insuficientes, os militantes protestam contra as tentativas de retirar as garantias constitucionais de universalidade e integralidade, que faz com que a saúde seja um dever de Estado e um direito de cidadania.

A abertura solene da 15ª CNS está prevista para as 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, o maior e mais importante evento da saúde pública do país chega a sua plenária nacional colocando no centro do debate o Sistema Único de Saúde (SUS) como um conquista democrática e de cidadania.

Durante os quatro dias de evento, são esperadas cerca de 5 mil pessoas entre delegados, convidados e representantes de movimentos sociais e populares de todas as regiões do país que, juntos, irão discutir e apontar a agenda de prioridades para Saúde nos próximos quatro anos. Ao todo, 558 propostas e 30 diretrizes consolidadas a partir dos relatórios das etapas estaduais serão discutidas e votadas durante a Conferência, que termina no dia 4 de dezembro.

Programação – A plenária nacional da 15ª Conferência Nacional de Saúde será aberta oficialmente na noite do dia 1º de dezembro pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro. No dia seguinte (2/12), pela manhã, ocorre a mesa de abertura “Reforma Democrática e Defesa do SUS” e em seguida acontecem os “Diálogos Temáticos” que irão trazer temas relacionados a um ou mais dos oito eixos temáticos da conferência.

Os grupos de trabalho (GT) começam na tarde de quarta-feira (2/12) e continuam durante toda quinta-feira (3/12). Ao todo, serão 28 GTs divididos entre os eixos temáticos, que estarão discutindo e votando as propostas consolidadas na fase estadual. De acordo com o regulamento, as propostas que obtiverem menos de 50% dos votos serão rejeitadas e as que tiverem 70% ou mais de votos favoráveis em pelo menos metade mais um dos GT de cada eixo serão aprovadas automaticamente, as demais irão para votação na plenária final que acontece dia 04 de dezembro.

Da Redação